Turismo

Frente Parlamentar de Turismo é reinstalada

Frentur discute propostas para incremento do turismo em Porto Alegre Foto: Cristiane Moreira
Frentur discute propostas para incremento do turismo em Porto Alegre Foto: Cristiane Moreira
Presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), a Frente Parlamentar de Turismo (Frentur) da Câmara Municipal de Porto Alegre foi reinstalada, nesta quinta-feira (14/3) pela manhã, durante reunião realizada no Auditório Ana Terra. Depois de quatro anos de atividades permanentes na legislatura entre os anos 2009 e 2012, a reinstalação da Frentur foi aprovada pelos vereadores no dia 6 de fevereiro deste ano e desenvolverá atividades no período 2013-2016. A Frentur será composta por 30 vereadores e terá o vereador Waldir Canal (PRB) como seu secretário-geral.

Presente à reunião, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, salientou que a área de turismo é integrada por um conjunto de 52 atividades diferentes, o que explicaria as dificuldades para sistematizar e dimensionar a atuação neste setor. Segundo ele, o setur turístico sentiu os efeitos da crise econômica mundial, bem como o baixo crescimento do PIB nacional e a queda do PIB gaúcho. "Também houve diminuição no número de linhas aéreas, em função da crise das empresas de aviação."

Moraes disse ainda ter notícias de que um movimento Pró-Aeroporto 20 de Setembro estaria realizando uma reunião hoje. "Acho estranho esse movimento, que certamente é movido exclusivamente por interesses particulares, desconhecendo os interesses públicos envolvidos no tema." Moraes considera que a modernização do atual Aeroporto Internacional Salgado Filho não seria impeditivo ao debate sobre uma possível construção de um novo aeroporto.

"Essa discussão deve ser feita, mas não é possível imaginar, por exemplo, a cidade de São Paulo sem o Aeroporto de Congonhas ou o Rio de Janeiro sem o Galeão. As obras que o Salgado Filho necessita atualmente independem do que a cidade venha a precisar daqui a 20 anos. A análise e discussão técnica deste assunto deve ser feita sob o ponto de vista do interesse da cidade", salientou Moraes.

Vocação

O secretário destacou também a vocação de Porto Alegre para o turismo de eventos, estando entre as cinco cidades brasileiras que mais recebem turistas deste segmento. Segundo ele, há necessidade de qualificação dos centros de eventos já existentes na cidade e a criação de novos espaços, a fim de viabilizar a busca de eventos de maior porte no mercado internacional. "Precisamos atuar de forma cada vez mais profissionalizada."

De acordo com o secretário de Turismo, um dos principais arquitetos responsáveis pela remodelação do Cais Mauá já teria se comprometido a entregar o projeto ainda neste mês, para que as obras de reforma possam ser iniciadas em seguida. "A reconfiguração do turismo na cidade poderá fomentar o turismo de lazer."

Entre as obras previstas para a Copa 2014, Moraes citou o projeto de sinalização viária, o edital para reformulação do mobiliário urbano e a reconfiguração total da área de 1,8 mil metros quadrados da Casa Mercosul do Turista – onde deverá ser implantado um novo terminal da Linha Turismo de ônibus e um centro de atendimento ao turista. "Também está sendo projetado um auditório multiuso com capacidade para 200 pessoas."

Sindpoa

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), José de Jesus Santos, lembrou que a entidade havia elaborado, em 2006, um planejamento estratégico que apontasse os melhoramentos a serem feitos no setor turístico da capital gaúcha. Segundo ele, o Sindpoa defende que a Capital tenha um centro de convenções maior. "A Copa 2014 será uma oportunidade ímpar, pois Porto Alegre será uma das 12 cidades brasileiras que receberá turistas. É fundamental a recuperação do Centro Histórico, pois o legado imaterial é o que as pessoas levarão para suas cidades de origem."

Santos também defendeu a agilização na liberação de alvarás para empreendimentos e que alguns bairros da cidade tenham estabelecimentos funcionando 24 horas por dia. "A cidade precisa de luzes e ruídos. Do contrário, não é uma metrópole." Para ele, a qualificação do atendimento em turismo deve levar em conta a necessidade de "acolher e proteger" o turista. Também estavam presentes à reunião os vereadores Pablo Mendes Ribeiro (PMDB), Delegado Cleiton (PDT), Cassio Trogildo (PTB), Lourdes Sprenger (PMDB) e Guilherme Socias Villela (PP), além de lideranças do setor turístico.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)