Frente Parlamentar

Frentur esclarece dúvidas sobre ampliação da pista do aeroporto

Herdina (E) explicou projeto de expansão da Pista do Salgado Flho Foto: Maria Helena Sponchiado
Herdina (E) explicou projeto de expansão da Pista do Salgado Flho Foto: Maria Helena Sponchiado

A Frente Parlamentar de Turismo (Frentur) realizou reunião na tarde desta terça-feira (28/9) para tratar da expansão da pista do Aeroporto Salgado Filho, sua infraestrutura e a transferência das famílias da Vila Dique para a Vila Santíssima Trindade.

A coordenadora do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Maria Luiza disse que a quinta etapa do reassentamento das famílias já iniciou e que até o dia 14 de outubro mais 62 serão realocadas. "As outras 88 unidades habitacionais deverão ser entregues até o final do mês de outubro, assim a liberação total do eixo da pista estará completa". A totalidade da transferência das famílias está prevista pelo atual cronograma para novembro de 2011.

O Superintende da Infraero, Jorge Herdina informou que as ações necessárias para a tender a demanda crescente do Aeroporto Salgado Filho estão sendo executadas dentro de um cronograma de prioridades. Segundo ele, estão sendo duplicados os números de balcões de checking e salas de embarque e desembarque, o que desafogará o número de pessoas em filas e nas salas de inspeção. A previsão de estas demandas ficarem prontas é dezembro de 2010.

Outro problema é o estacionamento do Aeroporto, que segundo ele só terá uma solução definitiva com a construção do segundo edifício garagem prevista para 2012. "As melhorias nas pistas, como ampliação do acostamento, são feitas sempre nos horários noturnos, pois não existem vôos. Após o termino das obras será feita a  extensão da pista". Conforme Herdina existem ações já licitadas como por exemplo a execução do complexo de logística e carga, que atenderá a parte comercial e industrial.

Obras de menor porte, mas importantes também estão previstas como a nova torre de controle e o novo posto de abastecimento de combustíveis de aeronaves. “Toda a infra-estrutura do aeroporto deve acompanhar o desenvolvimento e aumento de volume”, afirmou. Visando a Copa de 2014 a ampliação da pista e dos terminais de passageiros devem estar prontas. A maior preocupação da INFRAERO é receber bem as pessoas com amplo espaço nas áreas afins.

Participaram da reunião o presidente da Frentur, vereador João Carlos Nedel (PP), Toni Proença (PPS), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Luiz Braz (PSDB), além representantes da área do turismo de Porto Alegre.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)