Tribuna Popular

FTIA/RS alerta sobre riscos das lesões por esforços repetitivos

Mário dos Reis disse que a LER atinge grande número de trabalhadores Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Mário dos Reis disse que a LER atinge grande número de trabalhadores Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Durante o período destinado à Tribuna Popular, na sessão ordinária desta segunda-feira (25/4), a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (FTIA/RS). Na ocasião, foram abordados os problemas causados pelas lesões por esforços repetitivos, conhecidas popularmente como LER. Conforme ressaltou o secretário de Saúde do Trabalhador da FTIA/RS, Mário José Dias dos Reis, a doença não é uma epidemia, mas causa preocupação devido ao grande número de pessoas que já a contraíram. "Este é um tema preocupante. Muitos profissionais da saúde pesquisam sobre a doença por ser algo comum entre a população", disse. 

Segundo Reis, a Federação possui apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Porto Alegre e ressalta a importância de campanhas voltadas para prevenção da doença, que ele classifica como silenciosa. "Temos apoios de vereadores, além da Prefeitura e da Casa Legislativa, e isso é muito importante para nós. Mas o ideal seria o investimento em publicidade, para alertar sobre os perigos da doença." 

Ao finalizar, destacou que as empresas devem se preocupar com a valorização do trabalhador, buscando alternativas que não o prejudiquem durante o horário de serviço. "As pessoas devem ter consciência que, sem trabalhadores, não existem empresas. É obrigação destes locais preservarem a saúde do contratado."


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)