Sessão Solene

Fundador da Medicina da Ufrgs é lembrado pela Câmara

Dib (e) e Thiago, neto de Sarmento Leite, destacaram trajetória do médico Foto: Mariana Fontoura
Dib (e) e Thiago, neto de Sarmento Leite, destacaram trajetória do médico Foto: Mariana Fontoura

O legado do médico e professor Eduardo Sarmento Leite da Fonseca (1868-1935) foi lembrado em sessão solene realizada nesta terça-feira (10/5) pela Câmara Municipal com a entrega do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre in memoriam. Sarmento foi o fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A solenidade foi presidida pelo vereador João Antonio Dib (PP), proponente  da  homenagem que  marcou os 76 anos da morte do homenageado, ocorrida em 24 de abril de 1935.

Dib lembrou que Sarmento Leite nasceu em Porto Alegre em 7 de abril de 1868, formou-se médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1890 e, ao lado de Protásio Alves, ajudou a fundar a Faculdade de Medicina de Porto Alegre (hoje pertencente à Ufrgs). Na instituição, foi professor catedrático e exerceu o cargo de vice-diretor por dois períodos, de 1907 a 1909 e de 1910 a 1911. Em 1915, assumiu a direção da Faculdade, permanecendo no cargo até 21 de janeiro de 1935. Segundo o vereador, Sarmento Leite também foi diretor do Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de 1895 a 1899 e atuou ainda como conselheiro municipal, de 1924 a 1928, eleito pelo Partido Republicano Riograndense (PRR).

Sarmento Leite, conforme Dib, era chamado de “o professor dos médicos”, sendo ainda hoje considerado ícone da Medicina brasileira. “Ele era admirado por vários médicos e governantes no século XX,  admiração que se perpetua nos atuais médicos, estudantes de Medicina e governantes gaúchos”, frisou. Dib recordou que o nome de Sarmento Leite foi dado a uma rua do Bairro Cidade Baixa e ao Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina da Ufrgs por solicitação de antigos alunos da Faculdade de Medicina.

Dr. Raul Torelly, (PMDB) que falou em nome da Casa, disse se sentir homenageado junto com todos os médicos que tiveram sua formação na Faculdade de Medicina da Ufrgs. De acordo com Dr. Raul, o médico Sarmento Leite sempre foi um grande abnegado com atuação voltada para o futuro. A saúde era o fundamento de sua missão, e sua influência sempre foi muito além do seu tempo, afirmou.

O neto, também médico, Thiago Roberto Sarmento Leite agradeceu a homenagem, entregue em forma de medalha e diploma, por seu filho e bisneto de Sarmento Leite, o também médico Rogério. Thiago lembrou que seu avô sempre se preocupou com a saúde, galgando vários postos dentro do serviço público em prol da medicina. "Sua herança é o ensinamento deixado por ele"., afirmou.

Além do presidente da sessão, participaram os vereadores Dr. Raul Torelly (PMDB) João Carlos Nedel (PP) e Idenir Cecchim (PMDB), familiares, amigos e autoridades.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)