Pauta

Gemellággio com Morano Calabro será destacado hoje

Carlos Aguiar já apresentou seu trabalho na Câmara Municipal Foto: Fernanda Westerhofer
Carlos Aguiar já apresentou seu trabalho na Câmara Municipal Foto: Fernanda Westerhofer

Teixerinha das sucatas também será homenageado pela Câmara

O 30º aniversário do irmamento entre as cidades de Porto Alegre e Morano Calabro, Itália, será comemorado pela Câmara Municipal da Capital com sessão solene nesta sexta-feira (13/4), às 19 horas. Também na sexta-feira, às 17 horas, sessão solene solicitada pelo vereador Luiz Braz (PSDB) homenageará Carlos Aparício da Silva Aguiar com o Diploma Honra ao Mérito. Os dois eventos terão por local o Plenário Otávio Rocha. A sede do Legislativo municipal fica no Palácio Aloísio Filho, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

IRMÃS - Porto Alegre é cidade-irmã de Morano Calabro desde 15 de janeiro de 1982. A integração, ou gemellággio - em italiano -, é firmada com o objetivo de criar relações em nível econômico e cultural através dos quais as cidades estabelecem laços de cooperação. Morano Calabro foi fundada pelos Romanos em meados do Século II a.C., e fica no sul da Itália, na região da Calábria, com cerca de 4.795 habitantes. A sessão solene integrará programação de aniversário do gemellággio, que será iniciada já na quarta-feira (11/4) e inclui conferência, sessão de cinema, apresentação de ópera-bufa e jornada de literatura, filosofia e educação.

JARDINEIRO - Nascido em 1962 em Porto Alegre, Carlos Aparício da Silva de Aguiar, também conhecido como Teixeirinha, é jardineiro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e transforma lixo em brinquedo. Desde 2007 realiza exposições, oficinas e palestras sobre a importância da reciclagem. Também expôs na Smam, na Câmara Municipal e no Centro de Formação Tereza Verzeri. Em 2011, participou do Projeto Aldeia Ambiental, promovido em parques pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, e do 20º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia Nossa Senhora de Belém.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Com informações da Wikipédia e da página eletrônica Oriundi.net

Leia também:
Jardineiro escultor transforma sucata em brinquedos 
Teixeirinha cria brinquedos com lixo de praças e parques