Plenário

Grande Expediente e Comunicações

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta segunda-feira (21/5):

BALTAZAR - Carlos Todeschini (PT) reclamou da falta de ação do governo do Estado para a retomada das obras de duplicação da avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Disse que o prazo solicitado para o reinício dos trabalhos se esgota amanhã e até o momento não há perspectiva de recomeço da obra. "O Estado tomou uma decisão irresponsável de abrir cinco quilômetros da via e agora não cumpre o cronograma. Vemos indiferença e omissão na ação do governo estadual." (MAM)

NOTÍCIAS - José Ismael Heinen (Dem) festejou três notícias positivas para o país: a decisão de que os radares deverão ser devidamente sinalizados; a caminhada pela paz, que reuniu estudantes de várias escolas no sábado em Porto Alegre; e o sucesso do feirão da casa própria da Caixa Federal. Heinen, porém, lamentou dois fatos considerados tristes: o estouro do escândalo envolvendo políticos, governantes e empresários no desvio de verbas públicas federais; e a proposta do presidente Lula de premiar com R$ 200,00 os alunos que forem aprovados na escola. "Vamos formar gerações de pedintes. Lula devia arrumar verbas para educação." (MAM)

MÃOS - Adeli Sell (PT) elogiou a atuação da Polícia Federal, que revelou mais um escândalo de corrupção no país envolvendo o desvio de verbas federais. "Esperamos que a PF continue assim, com liberdade de ação, nos limites da lei." Observou que a posição de seu partido é sempre a mesma, de manter o combate permanente à corrupção. "Não esquecemos da compra de votos para reeleição de FHC e do escândalo da privatização da Telebrás. O Brasil também precisa de uma Operação Mãos Limpas." (MAM)

GUARDA - Márcio Bins Ely (PDT) comemorou o início do policiamento ostensivo armado da Guarda Municipal, destacando a presença de agentes no domingo no Brique da Redenção. “Tenho certeza de que caminhamos no sentido de oferecer mais segurança para a cidade, no entorno dos prédios públicos e escolas”, disse. “A bandidagem só respeita a Brigada Militar; a Guarda Municipal desarmada é ineficaz.” O vereador também comentou a exigência de identificação do local dos radares, determinada pelo Contran. Segundo Bins Ely, a incógnita é necessária para que não haja desrespeito aos limites de velocidade nas estradas. (CB)

HOSPITAL – Dr. Goulart (PTB) elogiou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Vila Nova. “São guerreiros da saúde”, afirmou. O vereador lembrou que, além de clínica e cirurgias gerais, o Vila Nova oferece três serviços capazes de invejar qualquer entidade humanitária: as enfermarias de Aids; a ala de tratamento de presos perigosos, que faz o papel do manicômio judiciário; e as enfermarias de pacientes em estado vegetativo. “A luta do Vila Nova é invejável, por isso temos de dar as mãos para ajuda-lo”, declarou. (CB)

CORRUPÇÃO – Maria Luiza (PTB) manifestou indignação com a seqüência de esquemas de corrupção que assolam o país, sendo o último desbaratado pela Operação Navalha. “Tivemos o Mensalão, a Máfia das Sanguessugas e agora a Operação Navalha”, lembrou. Segundo ela, os corporativismos devem ser rompidos para haver a punição exemplar dos corruptos, que precisam ser afastados de suas funções diante dos primeiros indícios de envolvimento nos esquemas. Maria Luiza ainda enfatizou a importância de promover a inclusão social dos trabalhadores informais, facilitando seu acesso ao INSS, assunto de projeto de sua autoria. (CB)

MERCANTILISMO – Prof. Garcia (PPS) criticou a intenção do Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome em conceder prêmio de R$ 204,00 ao aluno que passar de ano. Na sua opinião, a proposta está na contramão da história e gerará ainda maior pressão sobre os professores para que aprovem os estudantes. “Não podemos tratar o ensino sob uma visão mercantilista, estimulando a competição em detrimento do saber”, afirmou. “Paulo Freire deve estar se revirando no caixão.” Segundo Garcia, a idéia revela que o partido que ocupa o governo federal está cada vez mais distante do que pregava. (CB)

SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) saudou os 15 anos do Conselho Municipal da Saúde (CMS). O parlamentar disse ter participado efetivamente da construção dessa entidade. Ressaltou que, a partir de ações desenvolvidas pelo CMS nasceu a Samu. “Este conselho vem levantando sua voz sempre que necessário na construção de uma saúde digna para toda a sociedade”. Lembrou que profissionais da área médica, prestadores de serviços e usuários doam-se além de seus horários, batalhando por um atendimento melhor. Dr. Raul desejou muitos anos de vida ao CMS. “Que continue produtivo e eficaz em suas ações”. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)