Plenário

Discursos de Lideranças

Abaixo, os assuntos tratados no período de Lideranças da sessão desta segunda-feira (12/5):

CICLONE I - Ervino Besson (PDT) criticou os vereadores que responsabilizam o prefeito José Fogaça pelos problemas causados pelo ciclone que atingiu a Capital na semana passada. "Será que nas tragédias que atingiram recentemente a Ásia e os Estados Unidos alguém culpou os governantes pelos estragos?" Para Ervino, o prefeito só poderia ter evitado a tragédia se tivesse poderes divinos. "Se acreditarmos que só um partido tem a solução para os problemas da cidade, estamos muito mal. Num momento como o que viveu Porto Alegre deve haver solidariedade." (MAM)

CICLONE II - Carlos Comassetto (PT) reiterou as críticas de seu partido ao prefeito José Fogaça em relação ao problemas causados pelo ciclone. Segundo ele, a população tem o direito de receber as informações antecipadas sobre este tipo de fenômeno. "O Executivo, via Defesa Civil, tem a responsabilidade de avisar a sociedade e de se organizar antecipadamente. O prefeito Fogaça falhou ao não criar um gabinete de emergência." Comassetto também reclamou do fato de o prefeito não ter visitado as comunidades das áreas de risco que foram atingidas por inundações. (MAM)

CICLONE III - João Dib (PP) disse que tanto a cidade quanto o Estado não estão preparados para fenômenos climáticos como o que atingiu a Capital na semana passada. Observou que, mesmo nos Estados Unidos, onde estes ciclones são comuns, há muitos estragos quando ocorrem estes fenômenos. "Mas parece que quando o PT estava na prefeitura, até os ventos eram dominados." Dib elogiou o trabalho do Executivo, especialmente da Smam, cujos funcionários se apresentaram espontaneamente para ajudar nos trabalhos de recuperação da cidade. (MAM)

PLANEJAMENTO - Dr. Raul (PMDB) pediu que a prefeitura se some com mais força à criação do Centro de Planejamento Familiar, instituído por lei através de projeto de sua autoria. Para ele, "só teremos uma sociedade equilibrada com famílias que tenham condições de cuidar dos filhos". Raul também pediu apoio dos vereadores a projeto dele que pretende estabelecer o agendamento de consultas nos postos de saúde, para idosos e deficientes, através do telefone. "Com isso, estas pessoas só precisarão se deslocar aos postos no momento da consulta." (MAM)

PODAS – Luiz Braz (PSDB) indagou se não é o caso de a cidade repensar sua política de podas de árvores. O vereador lembrou das diversas árvores danificadas pela passagem do ciclone, dando como exemplo o caso da Rua Machado de Assis, no Bairro Partenon. Nessa via, pelo menos 11 árvores foram arrancadas pela ventania, provocando transtornos aos moradores. Conforme Braz, haviam sido podadas apenas as árvores que afetavam os prédios do local. (CB)

BALTAZAR – Alceu Brasinha (PTB) disse que ficou muito feliz com a abertura de parte da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte. “Eu contava os dias para que isso acontecesse”, afirmou. Brasinha elogiou a governadora Yeda Crusius por ter mantido as obras na Baltazar apesar das dificuldades. Segundo o vereador, a expectativa agora é pela conclusão das melhorias, prevista para setembro. (CB)

PSF – Sofia Cavedon (PT) afirmou que o projeto de lei do Executivo sobre o Programa de Saúde da Família (PSF) está longe de atender aos anseios dos profissionais do sistema e da comunidade. “O projeto veio sem ter sido debatido com as categorias e mantém a instabilidade dos PSF, o que atinge seus funcionários e a comunidade, principalmente das periferias”  enfatizou. Sofia ainda denunciou casos de assédio moral a trabalhadores do PSF, que, segundo ela, têm sido ameaçados de demissão e de transferência. (CB)

CICLONE – Maristela Maffei (PCdoB) destacou a importância de a cidade estar melhor preparada para atender a população em caso de tragédias como o ciclone ocorrido há duas semanas. A vereadora ainda fez um apelo para que o vereador Maurício Dziedricki (PTB), ex-secretário da Smov, ajude a articular junto a esta secretaria uma solução para a ponte da Herdeiros. Conforme a vereadora, a comunidade daquela área está ilhada. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)