Grande Expediente/Comunicações
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta segunda-feira (30/3):
BULLING - Mauro Zacher (PDT) comentou sobre a prática de bulling entre grupos de crianças e adolescentes na comunidade escolar. É uma espécie de violência que consiste na imposição de agressões físicas e psicológicas de forma repetida e sem motivação aparente, detalhou. Segundo Zacher, as incidências de bulling são crescentes no Brasil e já contam com mais de mil registros sobre o tema na internet. É uma violência que inibe e discrimina os estudantes, gerando distúrbios de ansiedade, de angústia e de depressão em adolescentes, registrou. Para Zacher, os governos precisam desenvolver políticas públicas específicas para combater esta prática. (ES)
BALANÇO - Nelcir Tessaro (PTB) trouxe à tribuna um balanço do que foi feito na área da habitação durante os quatro anos de governo Fogaça. De acordo com o vereador, a situação das 700 vilas irregulares e das 20 mil famílias em situação de risco foram amenizadas. Mudamos a cara de muitas vilas irregulares e demos dignidade à muitas famílias marginalizadas, afirmou ao citar as ações: Fizemos mais de mil habitações na entrada da cidade, construímos a quinta unidade da Restinga - abrigando 95 famílias, regularizamos mais de mil apartamentos no Jardim Leopoldina, edificamos 200 casas na Vila Nova e entregamos aproximadamente 4.390 apartamentos em parceria com a Caixa. (ES)
CONCURSO - Sofia Cavedon (PT) denunciou processo de contratos temporários de professores que estão sendo realizados pela prefeitura de Porto Alegre. Citou ainda irregularidades no concurso realizado e ressaltou que candidatos que eram professores com mestrado acabaram sendo reprovados. Segundo ela, quatro respostas oferecidas a uma questão sobre responsabilidade do Estado estavam erradas. "É um escândalo. O Ministério Público vem acompanhando o processo. Existe casuísmo e beneficiamento de pessoas. Os gabaritos não eram públicos." (CS)
COPA - Tarciso Flecha Negra (PDT) expressou preocupação com a Copa de 2014. Segundo Tarciso, a população e os governos da cidade e do estado do Rio de Janeiro, na luta por sediar jogos, também fazem exigências quanto à manutenção e criação de espaços de lazer para a comunidade em torno dos eventos da Copa. O vereador levantou a necessidade de se fazer exigências que proporcionem melhorias em Porto Alegre também. Os campinhos de futebol, por exemplo, não podem desaparecer, são mais de cem jovens que freqüentam esses espaços em sábados e domingos, disse. (CK)
BRIZOLA - Pedro Ruas (PSOL) comentou denúncia trazida pelos jornais, segundo a qual o líder trabalhista Leonel Brizola, já falecido, era espionado pelo SNI, mesmo durante o período de redemocratização do país. "Todas as tentativas de vincular Brizola a algum ilícito, no entanto, foram infrutíferas." Ruas afirmou que a maneira covarde como SNI investigou Brizola precisa ser denunciada e condenou postura do ex-presidente José Sarney, que escondeu o fato de que, como presidente da República, recebia relatórios sobre Brizola. (CS)
CTG - Bernardino Vendrusculo (PMDB) apelou aos demais vereadores que se somem na defesa de manutenção do CTG Vaqueanos da Tradição, localizado na Avenida Padre Leopoldo Brentano, em Porto Alegre. De acordo com o vereador, as obras para construção da Rodovia do Parque passariam exatamente no local onde está instalado o CTG. Não acho justo que seja deslocado para a zona sul, poderia pelo menos ficar nas redondezas de onde se encontra, defendeu o vereador. (RH)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)