Presidência

Grêmio apresentará projeto da Arena na Câmara

Odone (c) explicou aos vereadores a proposta da Arena Foto: tonico alvares
Odone (c) explicou aos vereadores a proposta da Arena Foto: tonico alvares

A direção do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vai apresentar na Câmara Municipal, em data a ser definida, o projeto da Arena Multiuso composta pelo novo estádio do clube, espaços para eventos, estacionamento, hotelaria, habitação e serviços. O complexo, que se localizará no bairro Humaitá, zona norte da cidade, deverá ser concluído até 2012 para estar habilitado a sediar jogos da Copa do Mundo em 2014.

O assunto foi tema da visita do presidente do Legislativo, vereador Sebastião Melo (PMDB), acompanhado de um grupo de vereadores ao presidente do Grêmio, Paulo Odone, nesta manhã (10/9), no Estádio Olímpico. A exemplo do projeto de ampliação do Estádio Beira-Rio, do Sport Club Internacional, o Grêmio submeterá o plano à apreciação dos vereadores.

“O Legislativo tem interesse em apreciar com a máxima brevidade o projeto para que o início das obras não seja retardado", afirmou Melo. Odone destacou a importância de Porto Alegre ser escolhida como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. ”Este evento, de repercussão mundial, vai mobilizar a Capital e o Estado. Para o Grêmio viabilizar a sua nova Arena, o trabalho dos vereadores será fundamental”, acrescentou.

Projeto

A Arena do Grêmio será construída numa área de 38 hectares localizada às margens da BR-290, a free-way, e terá acesso privilegiado com a construção da Avenida do Parque e do Viaduto Leonel Brizola, na entrada da cidade. Antes do início das obras, a Câmara Municipal deverá apreciar o projeto de lei específico para alterar o regime urbanístico que envolve o atual terreno onde se localiza o Estádio Olímpico – que será demolido para dar lugar a um empreendimento imobiliário – e para adequar a área da Arena Multiuso.

O projeto da Arena do Grêmio prevê 29 mil metros quadrados para abrigar lojas, quatro níveis de arquibancada totalizando 52.112 lugares – todos cobertos -, além de 130 camarotes para abrigar 2.760 torcedores, e estacionamento com 5.600 vagas, entre outros detalhes.

Participaram do encontro desta manhã, na sala da presidência do Grêmio no Estádio Olímpico, os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Ervino Besson (PDT), Haroldo de Souza (PMDB), e Cláudio Sebenelo (PSDB), além do diretor Legislativo da Câmara, Luiz Afonso de Melo Peres. Também esteve presente o vice-presidente do Grêmio para assuntos ligados à construção da arena, Eduardo Antonini.

Gilberto Jasper (reg. prof. 4.152)


Ouça:
Grêmio apresenta projeto da Arena Multiuso na Câmara