Grupos de teatro reivindicam lei de fomento
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), recebeu, no fim da tarde de quinta-feira (27/10) representantes do Movimento Redemoinho-RS, formado por cerca de dez grupos de teatro e dança. Eles reivindicam apoio para garantir que o projeto de lei Prêmio Teatro Brasileiro seja mantido no Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e posteriormente aprovado pela Câmara dos Deputados.
O PL n° 6722/10 prevê o fomento do teatro e o estímulo ao acesso da população, com um orçamento de R$ 78 milhões anuais. Segundo Tânia Farias, membro do movimento, a demanda por uma lei nacional que possibilite o trabalho continuado de grupos de teatro já tem mais de dez anos e é anterior ao Procultura. O programa, no entanto, foi recebido pelos integrantes como uma possibilidade para conquistar a criação da lei. Precisamos criar um mecanismo que atenda, de fato, aos grupos menores, salientou.
Tânia ainda defendeu que o projeto sirva de modelo a outras classes artísticas. A aprovação vai manter uma brecha aberta para que outros setores organizados possam sugerir leis específicas e valorizar o trabalho, pontuou. Sofia manifestou apoio à iniciativa.
Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência