Cece

Grupos teatrais pedem apoio para ficar no Hospital São Pedro

Leite (d) e Guimarães expuseram reivindicação aos vereadores Foto: Maria Helena Sponchiado
Leite (d) e Guimarães expuseram reivindicação aos vereadores Foto: Maria Helena Sponchiado

Representantes de grupos teatrais que ocupam pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) para apresentação e ensaios de espetáculos estiveram, nesta terça-feira (23/2), reunidos com os vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade, expuseram as dificuldades que vêm enfrentando com a iminência da perda dos espaços. A Secretaria Estadual da Cultura alega que os pavilhões 5 e 6, ocupados para as atividades dos grupos, deverão passar por reformas, ocasionando a desocupação dos prédios.

Conforme Amilton Leite, do Grupo Oi Galê, os pavilhões foram cedidos há 10 anos pelo Estado para cinco grupos teatrais que promovem espetáculos para os internos, comunidades do entorno, funcionários do hospital e população porto-alegrense. “Inclusive temos o termo de cessão de uso, assinado pelo então secretário estadual da Cultura, Roque Jacoby”, informou Leite. Ele comunicou que representantes dos grupos procuraram a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, para tratar do assunto. “Ela pediu que procurássemos o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, e também manifestou interesse na nossa permanência no local”, disse. Para Leite, no entanto, a secretária tem duas posições. “Se pede o espaço num documento, como manifesta noutro a intenção de que os grupos fiquem no local?”, questionou.

Breno Saul, da SMC manifestou apoio aos artistas. Disse que a Usina do Gasômetro cumpre o papel de acolher grupos teatrais, mas que atualmente os espaços estão todos ocupados. “São selecionados através de edital e ficam no local por um ano”, informou.

Paulo Roberto Guimarães, representante do Conselho Municipal de Cultura, também se manifestou a favor dos artistas. “Somos parceiros para ajudar dentro das nossas atribuições. Vamos torcer para que fiquem onde estão; caso contrário poderemos ajudar a encontrar um lugar”, declarou.

No final do encontro, presidido pelo presidente da Cece, vereador Mauro Zacher (PDT), os vereadores acataram a ideia da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que sugeriu uma visita ao HPSP e logo após uma reunião com os secretários Osmar Terra e Mônica Leal. “Primeiro vamos ver as condições dos prédios e o plano de reformas para depois discutirmos com os representantes do Estado”, disse Fernanda. A sugestão foi acatada ainda pelos vereadores Haroldo de Souza (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PDT).

A visita ao HPSP ficou agendada para a próxima sexta-feira (26/2), às 10 horas. Participaram também do encontro representantes dos grupos Falos e Estercus e Caixa Preta.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)