Presidência

GT de Planejamento Familiar realiza segunda reunião

Médico voluntário, Grimário Nobre de Oliveira explicou o projeto piloto  Foto: Leonardo Contursi
Médico voluntário, Grimário Nobre de Oliveira explicou o projeto piloto Foto: Leonardo Contursi
O Grupo de Trabalho (GT) de Planejamento Familiar realizou sua segunda reunião nesta terça-feira (10/9), no Salão Nobre Dilamar Machado, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O objetivo do GT é adotar medidas preventivas e contribuir para a saúde da mulher e da criança de modo a ser permitido às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre o nascimento dos filhos. O objetivo do GT é criar mecanismos de modo a poder ser estendido às classes desfavorecidas o acesso aos métodos de contracepção, inclusive com orientações para adolescentes. 

Várias entidades participaram da reunião de hoje, como o Rotary Club de Porto Alegre, AFM - Hospital Porto Alegre, Sinduscon-RS, Agenda 2020 e RSBC Ativa. O presidente do Legislativo da Capital, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), participou do encontro. Segundo Dr. Thiago, o GT quer desenvolver políticas públicas que garantam o direito ao planejamento familiar. “É preciso dizer que as taxas de natalidade têm caído gradativamente nos últimos cinquenta anos, a verdade é que, embora a sociedade possa ajudar, nessa área dependemos de políticas públicas”, explicou. 

Outra justificativa do GT para a falta de políticas públicas destinadas a universalizar o direito ao planejamento familiar, é a da má distribuição de renda: o problema não estaria no número de filhos, mas na falta de dinheiro para criá-los, argumentaram.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)