Sessão Solene

Hamilton Pereira é o mais novo Cidadão de Porto Alegre

Bernardino (e), Todeschini (c) e o homenageado Hamilton Pereira (d) Foto: Lívia Stumpf
Bernardino (e), Todeschini (c) e o homenageado Hamilton Pereira (d) Foto: Lívia Stumpf

A Câmara Municipal entregou o título de Cidadão de Porto Alegre ao advogado Hamilton Jesus Vieira Pereira. A homenagem ocorreu em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (4/5) presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB). Proposta pelo vereador Carlos Todeschini (PT), a outorga do título teve por local o Plenário Otávio Rocha, com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado. Natural de Barra de Quaraí em 3 de maio de 1942, Hamilton é filho de pequenos agricultores. Casado com Zara Lúcia Pereira, tem dois filhos.

Todeschini destacou as virtudes do homenageado e lembrou que o título de Cidadão precisa ter a aprovação de, no mínimo, 2/3 dos vereadores, comprovando a importância da distinção. O vereador apresentou um histórico de Hamilton Pereira, que, formado em Direito, iniciou o exercício da advocacia em 1994. No mesmo ano, venceu a primeira causa contra a União. O advogado conseguiu a primeira indenização a um brasileiro pelos prejuízos causados pelo Plano Collor.

Todeschini lembrou, ainda, que o homenageado é um profissional reconhecido pelo senso ético e de justiça social. Na vida, Hamilton leva um lema: “Deus me ajuda na medida em que ajudo os outros”. As principais causas que defende são das áreas trabalhista, de família e contratuais. Também atua em seis estados brasileiros no estudo da desapropriação de áreas de interesse social. Também participa das atividades da igreja Nossa Senhora das Dores e é membro da Associação de Empresários Cristãos.

Emocionado, Hamilton agradeceu a homenagem e relembrou fatos ocorridos em Uruguaiana onde iniciou os seus estudos em Administração de Empresas. Disse que tem defendido causas dos menos favorecidos sempre na busca da justiça e que não aceita ver crianças famintas e famílias desempregadas num país como o Brasil. Criticou a corrupção no país, mas salientou que não é admissível colocar todos num mesmo plano. Encerrou dizendo que ama Porto Alegre e que aqui encontrou a paz, a família e seus amigos. “É a cidade dos meus sonhos, a minha cidade”, finalizou.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)