Homenagem

Azul Marinho recebe título

Nereu (C) entrega título a Marinho (D) Foto: Ramon Fernandes
Nereu (C) entrega título a Marinho (D) Foto: Ramon Fernandes

Em solenidade realizada nesta terça-feira (18/4), a Câmara Municipal concedeu a Azul Marinho Castilhos, o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre. Natural de Dom Pedrito (RS) e jornalista de profissão, o homenageado vem se destacando por feitos benemerentes na Capital, como a campanha pela construção do primeiro módulo da Escola do Sol para Excepcionais Adultos; e a compra de cadeiras de rodas para amputados e paraplégicos da Associação Rio-grandense de Paralíticos e Amputados.

Entidades como o Lar Santo Antônio dos Excepcionais; Instituto da Mama do RS, Educandário São João Batista, Aldeia S.O.S, Albergue João Paulo II, Instituto de  Prevenção de Câncer do Colo de Útero, Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gabea), e Casa Emanuel para a acolhida de indigentes estão entre as que vêm sendo alvo de suas colaborações. Por sua atuação no meio jornalístico, Azul Marinho recebeu vários prêmios em sua carreira, entre eles, a medalha do Mérito Jornalístico, outorgada pela Ordem Internacional dos Jornalistas, em Brasília. 

O proponente da homenagem, vereador Nereu D’Ávila (PDT), comparou a vida de Azul Marinho como a descrita na obra  “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, onde o autor, em três fases (homem, terra e luta), descreve o perfil do homem brasileiro e sua ligação com o lugar onde nasceu: “A terra (Dom Pedrito) teve influência no destino deste jovem”, disse. Depois da terra vem a luta, destacando-se em objetivos sociais e beneméritos, enfatizou Nereu.

Azul Marinho agradeceu a Deus, a seus pais e a Nereu e esposa pela homenagem recebida: “Como não agradecer a tantas pessoas que são os instrumentos vivos do meu trabalho, das minhas conquistas e de tudo o que tenho, quando estou vivendo um dos momentos mais felizes da minha vida. A única forma de eternizar esse momento é do lado esquerdo do meu peito, pois, além de amigos, vocês são irmãos.”

Também falaram por suas bancadas os vereadores Adeli Sell (PT), João Bosco Vaz (PDT), Elói Guimarães (PTB), Mônica Leal (PP), Cláudio Sebenelo (PSDB), e Bernardino Vendrúscolo (PMDB).
 
Adroaldo Bueno (Reg. Prof. 7342)