Homenagem destaca oito anos do Museu Militar
Na véspera do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou, durante a sessão desta quinta-feira (17/5), homenagem aos oito anos do Museu Militar do Comando Militar do Sul. Proposta pelo vereador Newton Braga Rosa (PP), a solenidade contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e militares.
Newton resgatou a história do Museu Militar, criado em maio de 1999 para preservar e divulgar a história do Exército Brasileiro. Segundo o vereador, a importância do museu começa pelo prédio neoclássico onde funciona, na Rua dos Andradas, construído em 1867 para abrigar o Arsenal de Guerra. Além do acervo de quase 5 mil peças, entre uniformes, distinções, equipamentos e documentos, o vereador destacou o papel educativo do museu, que promove a interação entre Exército e Sociedade.
Ao agradecer a homenagem, a diretora do Museu Militar, tenente Noris Mara Pacheco Martins Leal, afirmou que a instituição serve de porta de diálogo do Exército com a comunidade. Nosso papel é mais do que recolher e guardar peças, disse. Conforme Noris, desde que passou a abrir aos finais de semana e feriados, em 2005, o museu teve sua visitação duplicada. Hoje a instituição também oferece cursos e firmou parcerias com universidades para estágios de estudantes de História, pesquisa e preservação do patrimônio arquitetônico do Exército.
Visitar o Museu Militar significa entrar no túnel do tempo e reviver as glórias de nosso Exército, declarou o vereador José Ismael Heinen (DEM) em tempo de liderança de sua bancada. Cada peça guarda uma façanha. Segundo Heinen, é emocionante entrar na sala de exposições e conhecer a história dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, os chamados pracinhas, e sua participação heróica na II Guerra Mundial. O vereador Elói Guimarães (PTB) também saudou o aniversário do Museu Militar.
Além da presidenta da Câmara, Maria Celeste (PT) e da tenente Noris, compuseram a Mesa durante a homenagem a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal; a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Simone Flores Monteiro; Miriam Aloísio Avruch, representante da Secretaria Municipal da Cultura; e o capitão Ricardo Riomei Fukumoto, representante do Comando Militar do Sul.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)