Homenagem

Legislativo destaca passagem do Dia do Soldado

Luiz Braz, que presidiu a sessão, Heinen e Pinto Silva na homenagem  Foto: Elson Sempé Pedroso
Luiz Braz, que presidiu a sessão, Heinen e Pinto Silva na homenagem Foto: Elson Sempé Pedroso

Data comemorada em 25 de agosto lembra nascimento do Duque de Caxias

Por iniciativa do vereador José Ismael Heinen (PFL), a Câmara Municipal destacou nesta segunda-feira (21/8), no período de comunicações da sessão ordinária, o Dia do Soldado, comemorado no calendário em 25 de agosto. Essa data, como lembrou Heinen, é a de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro. “Foi um guerreiro obstinado e soldado exemplar que lutou pela consolidação de nossa emancipação e pacificou províncias rebeldes”.

Heinen, em sua saudação, afirmou ainda que o Exército atualmente continua a trabalhar e a lutar pela paz e por uma pátria mais justa e equilibrada: “É uma instituição que coopera com o desenvolvimento socioeconômico do país”. O vereador também destacou os soldados como heróis anônimos na constituição das forças armadas. “A farda não abafa o cidadão no peito de um soldado”, salientou.

Em sua saudação, João Carlos Nedel (PP) disse serem os soldados identificados com as aspirações do povo: “São os que respondem ao chamamento da pátria e defendem sua plenitude”. Para Ervino Besson (PT), o serviço militar é um dos mais importantes na vida de um jovem. “Esse período prepara os homens para enfrentar a vida”, afirmou. Elói Guimarães (PTB) lembrou os exércitos na formação dos estados: “A história mostra que os soldados tiveram papel fundamental na organização das nações”. Também saudaram a passagem do Dia do Soldado, em apartes, os vereadores Ibsen Pinheiro (PMDB) e Mônica Leal (PP).

Ao agradecer a homenagem, o general Carlos Alberto Pinto Silva, comandante do Comando Militar do Sul, afirmou ser o Exército uma instituição comprometida com valores da cultura brasileira. “Temos um compromisso com o Brasil e trabalhamos para continuar merecendo a confiança e o apreço do povo”. Pinto disse que, em diferentes momentos de sua existência, o Exército assegurou a integridade do território nacional: “Defendemos e ajudamos a consolidar o território do Brasil ao longo da história”.

A sessão também contou com as presenças do Major Brigadeiro-do-ar Wilmar Terroso Freitas, comandante do V Comar; Capitão-de-fragata Nelson Nunes da Rosa, delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre; Coronel Sérgio Renk, presidente do GBOEx; e Mário Menezes, da Associação Riograndense de Imprensa, entre outras autoridades, convidados e vereadores.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)