Homenagem

Mathias Nagelstein recebe Prêmio Jurídico

 Foto: tonico alvares
Foto: tonico alvares

Em ato solene realizado nesta terça-feira (8/8), a Câmara concedeu a Mathias Nagelstein (esq. na foto) o Prêmio Jurídico Otávio Francisco Caruso da Rocha. O presidente do Legislativo e proponente da cerimônia, Dr. Goulart (PDT), relembrou a carreira brilhante do homenageado e afirmou que Mathias seria o candidato ideal do PDT ao Senado. Emocionado, Nagelstein agradeceu o reconhecimento, falou sobre o início de sua carreira em Bagé e a forma hospitaleira como a cidade de Porto Alegre o acolheu. 

Natural de Caxias do Sul, Nagelstein formou-se em Direito pela PUCRS, em 1961, onde, em 1986, tornou-se Especialista em Direito Criminal. Profissionalmente, desenvolveu atividades de vereador em Bagé de 1968 a 1971; procurador-geral do Município de Porto Alegre, de 1986 a 1992; chefe da Casa Civil do Estado de 1991 a 1992; e juiz do Tribunal Militar do RS, de 1991 a 1997, onde também foi presidente de 1996 a 1997. Também exerceu o cargo de procurador federal do Incra, além de atuar como advogado criminalista.

Em 2002, teve publicada sua obra Dicionário Básico de Direito Penal. Por sua dedicação à carreira jurídica, foi agraciado pela OAB/RS com a medalha Oswaldo Vergara, comenda maior conferida pela Ordem.

Falaram em nome de suas bancadas os vereadores, Nereu D’Ávila (PDT), Bernardino Vendrúsculo (PMDB) e Cláudio Sebenelo (PSDB).

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)