HPS ainda trabalha sem respiradores
Mesmo com a garantia da prefeitura de que iria adquirir novos respiradores para o Hospital de Pronto-Socorro em Porto Alegre, funcionários queixaram-se nesta terça-feira (1/6) da falta de equipamentos. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador Aldacir Oliboni (PT), que visitou o hospital, a Câmara vem recebendo reclamações de pacientes e funcionários devido à ausência de respiradores para fazer atendimento.
"O Hospital tem que, em alguns momentos, pedir emprestado a outras instituições, alguns respiradores", registrou o vereador ao lembrar emenda de sua autoria - aprovada na Câmara Municipal - que obrigava o Executivo a comprar respiradores para o HPS. A emenda foi vetada pelo Executivo, mesmo assim, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os respiradores já estariam em fase de aquisição pelo órgão. "É só uma questão de tempo para que os seis novos respiradores cheguem para os funcionários. É um compromisso nosso", informou o secretário adjunto Marcelo Bósio.
Ao visitarem o hospital, os vereadores da comissão conferiram de perto as reformas no HPS. Entre os reparos, está a reestruturação do andar térreo, a impermeabilização do hospital e a restauração do telhado da lavanderia. "É papel da comissão estar aqui e fiscalizar sempre as condições de trabalho e de atendimento médico", afirmou o vereador Dr. Raul (PMDB). Acompanhou também a visita, o vereador Carlos Todeschini (PT).
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Ouça:
Comissão cobra respiradores e verba para manutenção do HPS