Institucional

Vereadores visitam o HPS e veem superlotação

Vereadores visitaram o HPS Foto:
Vereadores visitaram o HPS Foto:

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), reuniu-se na tarde desta quarta-feira (26/1) com o diretor do Hospital de Pronto Socorro (HPS), Júlio Ferreira, e seu antecessor, Paulo Roberto Azambuja, para discutir a questão da superlotação das emergências hospitalares. Conforme Ferreira, a situação configura um “estado de guerra”.

O encontro foi mais uma tentativa de estabelecer um diálogo entre hospital e governo municipal e contou com a presença dos vereadores Dr. Raul Torelly (PMDB) e Dr. Thiago Duarte (PDT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa (Cosmam).

Sofia anotou os problemas enfrentados diariamente pelo HPS, como a superlotação, falta de funcionários, pouco espaço para atender às medidas normativas dos hospitais e demanda de pacientes do Interior, que ocupam cerca de 19% dos leitos. A presidente da Câmara irá solicitar, nesta quinta-feira (27/1), agenda com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, para expor as dificuldades do HPS e solicitar o apoio da secretaria.

O HPS é um hospital de vocação para atendimento de traumas e urgência. Entretanto, ressalta Sofia, não é uma realidade no dia a dia do hospital, que atende e interna doentes crônicos, fator principal para a falta de leitos. Segundo a direção, uma solução é a classificação de riscos, “uma análise prévia do paciente que é encaminhado para outro hospital, caso não seja emergência”. A dificuldade para implantação do projeto é a escassez de recursos humanos. “O hospital já opera com um déficit de 40 médicos, 158 técnicos de enfermagem e 30 enfermeiros e precisaria de mais dez (além dos 30 anteriormente citados) para implantar a classificação”, salientou o diretor.

Atualmente o HPS passa por reformas de ampliação, que prevê um aumento de 100% dos leitos. Mesmo com o dobro de vagas, o diretor acredita que o problema de superlotação não se resolverá. “É uma questão de separar os casos dos pacientes”, completou. Sofia comprometeu-se a lutar, junto com o hospital e os vereadores, para aumentar o número de cargos públicos para novos funcionários.

Marta Resing (reg. prof. 5405)

Ouça:
Câmara vai discutir melhorias na rede hospitalar pública