Presidência

Indicados nomes para compor CPI do Instituto Ronaldinho

Zacher assina termo de constituição após a definição das bancadas Foto: Elson Sempé Pedroso
Zacher assina termo de constituição após a definição das bancadas Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), assinou na tarde desta terça-feira (17/4), o Termo de Constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com os nomes que integrarão o grupo de trabalho destinado a apurar fatos relacionados a parceria estabelecida entre a órgãos públicos municipais, federais e a entidade criada pelo ex-jogador gremista, atualmente vestindo a camisa do Flamengo.

Segundo Zacher, o Legislativo dará toda a estrutura necessária para que os vereadores possam trabalhar para o esclarecimento dos fatos determinantes no requerimento, que indicam contradições nas prestações de contas do Instituto Ronaldinho. "O papel da Câmara é o de instrumentalizar a participação dos parlamentares nesse processo que já está em curso, pois foi debatido pela Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude da Casa e, no âmbito da prefeitura, sabe-se que foram constatadas as irregularidades nas contas, interrompido o convênio e o encaminhamento para os órgãos competentes, como o Ministério Público e Tribunal de Contas, onde seguem as investigações", afirmou.

Ao todo, de acordo com o Regimento Interno do Parlamento, a CPI será formada por 12 vereadores de diferentes bancadas. Os trabalhos serão presididos pelo vereador Mauro Pinheiro (PT), proponente do requerimento de investigação. O prazo máximo para a instalação é de cinco dias, mas o parlamentar petista já adiantou que deverá fazê-lo na próxima quinta-feira. Na primeira reunião serão escolhidos a vice-presidência e a relatoria da CPI.

Além de Mauro Pinheiro, a CPI será composta pelos vereadores Carlos Todeschini (PT), Professor Garcia (PMDB), Márcio Bins Ely (PDT), DJ Cassiá (PTB), João Antônio Dib (PP), Nelcir Tessaro (PSD), Paulinho Rubem Berta (PPS), Waldir Canal (PRB), Luiz Braz (PSDB), Pedro Ruas (PSOL) e Airto Ferronato (PSB). Apenas o PPL fica fora, já que por acordo de rodízio entre as bancadas o partido tem assento na Comissão Especial de Revisão do Código de Posturas.

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)