Institucional

Câmara lança programação para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Zacher abriu série de eventos com oficina a chefes de setores da Casa Foto: Jonathan Heckler
Zacher abriu série de eventos com oficina a chefes de setores da Casa Foto: Jonathan Heckler

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre(CMPA), vereador Mauro Zacher (PDT) lançou na manhã dessa quinta-feira(31/5) a semana destinada a marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). A primeira atividade da semana foi a apresentação do case "A gestão ambiental no Tribunal de Justiça", com a bióloga Sônia Maria Pires Jardim de Oliveira, responsável pelo projeto ECOJUS, no Rio Grande do Sul, que tratou da experiência do órgão do poder judiciário na implentação de um sistema de gestão ambiental a partir de 2008. A atividade foi dirigida as chefias dos diversos setores do Legislativo.

Em sua manifestação, presidente da Câmara destacou que "o Legislativo antecipou a programação, na tarde de ontem (30/5), quando o plenário da Casa aprovou o projeto do vereador Beto Moesch (PP), que define os chamados túneis verdes, presevando a vegetação em vias arborizadas". Zacher ressaltou ainda que a Câmara Municipal se destaca na produção de uma série de legislações em prol do meio ambiente e agora, em 2012, "com a implementação do projeto interno de gestão, o Sistema de Gestão Ambiental (SIGA), que será capaz de otimizar intervenções pontuais de sustentabilidade já existentes e permitir a implantação de novas ações nessa área". O SIGA pretende estimular práticas administrativas ecoeficientes ao apontar responsabilidades e procedimentos voltados para a proteção do Meio Ambiente no Parlamento municipal através do estímulo do uso racional de água, energia e papel; da redução de descartes, separação de lixo e gerenciamento de resíduos. Mauro Zacher agradeceu a presença dos vereadores Valter Nagelstein (PMDB) e Paulinho Rubem Berta (PPS) e Carlos Todeschini (PT), este responsável pela Mesa Diretora em coordenar a formatação e implementação do SIGA.

A bióloga Sônia Maria, ao estimular uma reflexão sobre as ações humanas contra a natureza, salientou a necessidade de atitudes urgentes na defesa do meio ambiente nos municípios, "já que a metade da população brasileira reside em cidades e nelas que as atitudes das pessoas devem ser mais intensas", observou. Ela disse ainda que "o consumo desenfreado gera  descartes em abundância e, com isso, agressão ao meio ambiente, que se manifesta através de mudanças climáticas, aquecimento global, alteração do ciclo da água e escassez de recursos naturais".

Com o propósito de coibir processos inadequados e prejudiciais ao meio ambiente, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul criou, em 2008, o ECOJUS. Envolvendo as  mais de 460 comarcas do Estado o trabalho está voltado para conscientização e educação humana pela preservação do meio ambiente, sob os pilares dos 3 Rs: Redução, Reutilização e Reciclagem. Entre as ações desenvolvidas pelo ECOJUS, se destacam a promoção da educação ambiental para públicos internos e externos, através de palestras, exposições e curso de gestão ambiental, através do sistema de ensino a distância (EAD); além de campanhas para coleta seletiva, promoção de parcerias interinstitucionais para evidenciar a importância da  sustentabilidade do meio ambiente, compras públicas sustentáveis com a certificação de fornecedores, cursos de reciclagem de materiais e a inclusão do sistema de logística reversa, que determina o recolhimento dos resíduos tóxicos ou perigosos, e a sua destinação correta, pelo fabricante.

Após a apresentação de vídeo educativo sobre práticas diárias dos cidadãos para evitar agressões ao meio ambiente, a bióloga Sônia Maria confidenciou que "a persistência é a principal receita pata obtenção de resultados gradativos na mudança de hábitos dos cidadãos. Essa é a principal receita para minimizar os efeitos dos impactos ambientais gerados pela sociedade moderna", disse.

Acompanhe a programação da Semana do Meio Ambiente na Câmara:

31/5 - 14h - Avenida Cultural Clébio Sória
- Mostras de orquídeas e abertura das exposições sobre aquecimento solar, coleta correta de água da chuva, biorremediação, material reciclado e sobre o ambientalista José Lutzenberger.

04/6 - 13h30min - Estacionamento da CMPA junto ao pórtico
- Inauguração do bicicletário

05/6 - 14h - Auditório Ana Terra
- Lançamento do projeto Câmara Verde e palestra de Francisco Milanez com o tema "Desafios que a sustentabilidade traz para nossa vida”

6/6 - 10h - Auditório Ana Terra
- Palestra de João Manoel Dias Pimenta com o tema "Importância da reciclagem dos fluídos refrigerantes e responsabilidade de todos”

Até 15 de junho - T Cultural Tereza Franco
Exposição Drone - A Arte de Desconstruir os Objetos com Sustentabilidade. que reúne esculturas de Flávio Mascarello criadas com lixo eletrônico. Visitação de segunda a sexta-feira.

Angélica Sperinde (reg.prof.7862)