Sustentabilidade

Câmara abre Semana do Meio Ambiente com oficina de gestão e exposições

Telhado deverá ser transformado em cobertura verde Foto: Elson Sempé Pedroso
Telhado deverá ser transformado em cobertura verde Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal inicia nesta quinta-feira (31/5) as atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente. A programação inicia com a palestra da Bióloga Sônia Maria Pires Jardim de Oliveira, responsável pela implantação de programa de gestão ambiental no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, ela irá transmitir às chefias dos diversos setores do Legislativo da Capital como foi está sendo a experiência no TJ, os projetos criados, obstáculos encontrados e superações para otimizar a utilização e o reaproveitamento dos recursos naturais. A palestra “A Gestão Ambiental no Tribunal de Justiça”, é parte integrante da Semana do Meio Ambiente e se inicia às 9 horas, no Plenário Ana Terra.
À tarde, às 14h, acontece o ato oficial de lançamento da programação da Semana do Meio Ambiente, com a abertura de diversas exposições alusivas ao tema, em diversos espaços da sede do Legislativo (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro – Porto Alegre).

Câmara Verde


No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Câmara Municipal de Porto Alegre vai dar início às ações do Sistema de Gestão Ambiental (SIGA). O projeto consiste em estimular práticas administrativas ecoeficientes ao apontar responsabilidades e procedimentos voltados para a proteção do Meio Ambiente. O lançamento do SIGA está programado para as 14 horas, no Plenário Ana Terra, seguido da palestra “Desafios que a sustentabilidade traz para a vida”, com o professor da UFRGS, Francisco Milanez.
 
Responsável pela condução das ações idealizadas pelo presidente do Legislativo Municipal Mauro Zacher (PDT) e incorporadas pelo conjunto da Mesa Diretora, o vereador Carlos Todeschini (PT) explica que fazem parte do SIGA, todos os órgãos e unidades administrativas que compõem a estrutura organizacional da Câmara de Porto Alegre. A intenção é que com o Câmara Verde seja possível estimular a eficiência energética, o uso racional de águas e de materiais de escritório e administrativos, além do melhor gerenciamento de resíduos. Entre os projetos está o de transformação do telhado em cobertura verde, a troca das lampadas fluorescentes por led, além de campanhas educativas que visam a redução de consumo,  reaproveitamento e descarte correto de resíduos solidos.
 
O Câmara Verde terá um Comitê Gestor responsável por implementar políticas ambientais, disciplinar, operacionalizar, controlar e fazer a articulação entre os órgãos e unidades. O comitê ainda vai avaliar os instrumentos do Plano de Gestão Ambiental e orientar a celebração de convênios, destinados à implementação das ações tanto no âmbito do Legislativo como para a sociedade.

 

Programação completa

31/5 - 9h - Auditório Ana Terra
- Apresentação do case "A gestão ambiental no Tribunal de Justiça", com a bióloga Sônia Maria Pires Jardim de Oliveira.
Público alvo: chefias de setores do Legislativo e interessados;

31/5 - 14h - Avenida Cultural Clébio Sória
- Mostras de orquídeas e exposições sobre aquecimento solar, coleta correta de água da chuva, biorremediação, material reciclado e sobre José Lutzenberger.

04/6 - 13h30min - Estacionamento da CMPA junto ao pórtico
- Inauguração do bicicletário

05/6 - 14h - Auditório Ana Terra
- Lançamento do projeto Câmara Verde e palestra de Francisco Milanez com o tema "Desafios que a sustentabilidade traz para nossa vida”

6/6 - 10h - Auditório Ana Terra
- Palestra de João Manoel Dias Pimenta com o tema "Importância da reciclagem dos fluídos refrigerantes e responsabilidade de todos”

Até 15 de junho - T Cultural Tereza Franco
Exposição Drone - A Arte de Desconstruir os Objetos com Sustentabilidade, que reúne esculturas de Flávio Mascarello criadas com lixo eletrônico. Visitação de segunda a sexta-feira.