Institucional

Legislativo presente na abertura de Conferência sobre Democracia Participativa

Paineis promovem reflexões sobre experiências nas cidades Foto: Felipe Dalla Valle
Paineis promovem reflexões sobre experiências nas cidades Foto: Felipe Dalla Valle
O vereador Mauro Zacher (PDT), presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, participou no início da noite dessa segunda-feira (11/6) da solenidade de abertura da XII Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa - OIDP, no Teatro Renascença - Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre. A Conferência segue até amanhã, 13 de junho, com o tema central "Democracia na Cidade e Grandes Transformações Urbanas". O objetivo é o de promover a reflexão sobre as intensas transformações que as cidades vivem e a necessária garantia de participação da população neste processo de construção. A conferência ocorrerá por meio de palestras, debates, relatos de experiências, estudos e oficinas, sendo uma realização da Prefeitura Municipal da Capital gaúcha e do OIDP.

Conforme o vereador Mauro Zacher, "a Câmara Municipal está participando ativamente do evento", lembrando que na quarta (13), às 15h, na sede do Legislativo municipal, acontece o painel "Democracia e Transformações urbanas: o papel da consulta pública", com Luc Doray do Instituto de Consulta Pública de Montreal, canadá. Ainda participam da atividade, na Câmara, o ex-prefeito José Fogaça e Eduino Mattos, Conselheiro do Plano de Desenvolvimento Urbano de Porto Alegre.
OIDP trabalha em colaboração com a organização Cidades e Governos Locais Unidos, atualmente contribuindo com o desenvolvimento da produção de conhecimento inovador, a serviço dos governos locais, no campo da democracia participativa. A Secretaria Técnica do OIDP é mantida, desde sua origem, pela Prefeitura de Barcelona, reconhecida referência internacional no intercâmbio de experiências em democracia participativa e que aposta na cooperação entre os governos locais do mundo.

Angélica Sperinde(reg.prof.7862)