Institucional

Câmara convida Asbea para palestra sobre Consulta Pública

Zacher anunciou palestra de Luc Doray no próximo dia 13 Foto: Tonico Alvares
Zacher anunciou palestra de Luc Doray no próximo dia 13 Foto: Tonico Alvares

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT),  formalizou o convite para participação da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura(Asbea) palestra do canadense Luc Doray dentro da programação da XII Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa, que se realizará no Legislativo Municipal, à partir das 15h do próximo dia 13 de junho. Doray, é secretário-geral do Escritório de Consultas Públicas de Montreal (Office de Consultation Publique de Montreal – OCPP) e falará no painel "Democracia e Transformações Urbanas: o papel da consulta pública".

Mauro Zacher fez questão de entregar pessoalmente o convite à Asbea e esclareceu sobre a importância da participação da entidade no processo de construção de um modelo semelhante ao do Canadá para Porto Alegre, "um escritório técnico, isento politicamente e aberto para analisar projetos fundamentais à vida da cidade".

De acordo com o presidente da Câmara da capital, a ideia é a constituição de um grupo técnico multidisciplinar, para análise prévia de projetos e a realização de consultas populares, que somadas aos pareceres técnicos possam instruir os vereadores antes da votação de legislações que determinam o perfil socio-cultural, econômico e urbanístico do município. Zacher ressaltou ter confiança nos critérios técnicos da Asbea para, juntamente com outras entidades possam garantir a isenção desse trabalho.

O presidente da Asbea, Joaquem Haas, ao defender "o nivelamento técnico para que projetos sejam aprovados em benefício da cidade", manifestou-se solidário a ideia e confirmou a participação da entidade na conferência de Doray no dia 13 de junho. O diretor da Asbea Jorge Debiagi observou que a cidade teve avanços na democracia. Ele disse que "são necessários avanços técnicos", ao sugerir que "se mantenha o conselho técnico para análise e o encaminhamento de propostas que aprimorem os projetos, tanto do Executivo como do Legislativo, para só depois encaminhá-los ao âmbito das decisões populares".

Com a coordenação do presidente Mauro Zacher, o Painel terá a participação do ex-prefeito José Fogaça, que conheceu o OCPP em 2007, e do conselheiro do Plano de desenvolvimento Urbano e Ambiental, Eduino Mattos.

Angélica Sperinde(reg.prof.7862)