Plenário

Instituição Beneficente Coronel Massot é homenageada na Câmara

  • Homenagem aos 88 anos da Instituição BenefiCente Coronel Massot (IBCM). Na foto: Presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo, o presidente da IBCM, Daniel Lopes dos Santos e o vereador Guilherme Socias Vilela.
    Cassio Trogildo (e) entregou diploma ao diretor-presidente do IBCM (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Homenagem aos 88 anos da Instituição BenefiCente Coronel Massot (IBCM). Na foto: Público nas galerias do plenário.
    Servidores da Brigada e do instituto acompanharam a cerimônia (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Instituição Beneficente Coronel Massot (IBCM) foi homenageada na Câmara Municipal de Porto Alegre em sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (17/10). O pedido da cerimônia foi realizado pela Mesa Diretora da Casa, representada pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), que afirmou estar muito honrado em poder participar da homenagem, pois o IBCM presta serviços à qualidade de vida do povo gaúcho.

A entidade atua sem fins lucrativos nas áreas de saúde e assistência social, oferecendo serviços médicos e odontológicos aos servidores municipais e estaduais, além das famílias de ex-brigadianos. O IBCM foi criado em 18 de setembro de 1928 pelo então comandante geral da Brigada Militar, coronel Claudino Nunes Pereira, para oferecer atendimento médico aos funcionários da Brigada. “Ele queria criar uma instituição sem ônus para o Estado e que pudesse auxiliar os servidores sem distinção de gênero ou raça”, comentou Trogildo, que acrescentou que a instituição sempre trabalhou com “solidariedade e amor ao próximo”.

Conforme o vereador, o IBCM valoriza o seu associado procurando fomentar o diálogo através de reuniões periódicas, seminários e simpósios. “Ela reconhece a força de cada um, mas sabe que somente juntos é possível vencer os obstáculos mais difíceis”. Por fim, ele desejou que a homenageada continue “prestando um belíssimo trabalho ao nosso estado e em especial ao município de Porto Alegre” e que a “transparência e o estilo solidário” continuem sendo sua a essência.

O diretor presidente da instituição, Daniel Lopes dos Santos, agradeceu a homenagem afirmando que a “IBCM jamais vai esquecer desse ato”. Ao relembrar a intenção do coronel Claudino Nunes Pereira em criar, nos quartéis da Brigada, “um serviço de saúde para dar assistência própria à comunidade militar”, ele questiona “do que adiantaria ter uma guarda bem preparada se ela não tivesse saúde”. “Em quase 200 anos, a Brigada nunca deixou de se preocupar com a saúde de sua tropa”.

Santos ainda informou que há mais de 20 mil associados que utilizam os serviços oferecidos pelo plano e que a cada mês quase 500 servidores se associam. “Isso significa que o nosso serviço é reconhecido pelos servidores e é fruto de um trabalho grandioso da diretoria, conselhos e de todos que trabalham na nossa sede”. O diretor presidente encerrou desejando “vida longa à IBCM e ao nosso plenário municipal”.

Também estiveram presentes na cerimônia a diretoria executiva e outros representantes da instituição. 

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)