Tribuna Popular

Instituto do Câncer Infantil apresenta os trabalhos que desenvolve

  • Instituto do câncer infantil apresenta seu trabalho em beneficio das crianças, adolescentes e seus familiares na cidade de Porto Alegre.
    Algemir Lunardi Brunetto, presidente do ICI, e o mascote da entidade (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)
  • Instituto do câncer infantil apresenta seu trabalho em beneficio das crianças, adolescentes e seus familiares na cidade de Porto Alegre.
    Vereadora Comandante Nádia (PP) exibe presente recebido do ICI (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

O período destinado à Tribuna Popular na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (9/5) foi ocupado pelo presidente do Instituto do Câncer Infantil (ICI) do Rio Grande do Sul, médico Algemir Lunardi Brunetto, que apresentou aos vereadores o trabalho desenvolvido pela entidade em prol das crianças, adolescentes e suas famílias. Na ocasião, o presidente falou sobre todos os tratamentos feitos no Instituto e destacou como são organizados.

 

“Nesses 30 anos, o instituto trabalha em cinco pilares. O pilar inicial é do diagnóstico e tratamento, o segundo pilar é de atendimento às famílias. O nosso terceiro pilar é a geração de conhecimento científico. No quarto pilar temos as políticas públicas. Nosso quinto pilar é o cuidado paliativo”, disse Algemir. Ele também citou a segunda unidade do instituto, que será inaugurada em junho. “Estamos criando a nossa segunda casa na América do Sul, destinada a atender e acolher as crianças e as famílias nessa circunstância tão difícil, o momento da despedida de um filho”.

 

O presidente destacou a importância dos tratamentos e os benefícios causados aos usuários. “Nós temos no Rio Grande do Sul uma situação privilegiada em que os índices de cura são semelhantes àquilo que foi alcançado no primeiro mundo”.

 Algemir encerrou sua fala agradecendo aos parlamentares que aprovaram por unanimidade o projeto que originou a Lei 165/20, que institui a Política de Atenção à Oncologia Pediátrica na Capital, da vereadora Comandante Nadia (PP).

“O Instituto de Câncer Infantil é apartidário, mas que honra saber que os nossos projetos têm vereadores, deputados estaduais e federais de todos os partidos nos ajudando nessa missão de salvar vidas”.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)