Sessão Solene

Instituto São Francisco recebe homenagem pelos 50 anos

Crianças lotaram o Plenário Otávio Rocha Foto: Felipe Dalla Valle
Crianças lotaram o Plenário Otávio Rocha Foto: Felipe Dalla Valle
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta terça-feira (11/9) Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Instituto de Educação São Francisco. A cerimônia foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e ocorreu no Plenário Otávio Rocha. 

Nedel destacou o papel da Igreja na educação brasileira, desde o começo da história do país. Conforme ele, o Instituto São Francisco é um dos exemplos do trabalho bem-sucedido da Igreja no campo educacional do Brasil, propagando os valores humanos e cristãos. "A base da educação se dá na família, mas a escola tem papel importante quando amplia e complementa estes valores." Para Nedel, a missão do instituto é bem clara e de profundo alcance: "Educar para o futuro, desenvolvendo a capacidade e espiritualidade humana em um ambiente seguro e acolhedor, buscando manter pais e professores integrados na educação dos filhos".

Em nome do instituto, o diretor da escola São Francisco, Vitor Luiz Hinrichsen, agraceu a homenagem da Câmara. Ressaltou que a rede de escolas possui atualmente 2.460 alunos, dos quais 300 têm bolsas integrais e 200 contam com meia bolsa. "Mas gostaríamos de fazer mais", disse o diretor, observando que há 380 fichas de pessoas interessadas em matricular seus filhos nos colégios que formam a rede São Francisco. Segundo ele, a parceria com os municípios, como já ocorre em Canoas, é o caminho para ampliar as vagas oferecidas pelo instituto.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Mauro Zacher (PDT), e acompanhada pelos vereadores Mauro Pinheiro (PT), Paulinho Rubem Berta (PPS), Professor Garcia (PMDB), Maria Celeste (PT) e Elói Guimarães (PTB), além de alunos e funcionários das escolas que integram o Instituto São Francisco.

Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)