Plenário

Inter recebe homenagem pela conquista do Mundial

Maristela Meneghetti recebe camisa do atacante Alexandre Pato  Foto: Juliana Freitas
Maristela Meneghetti recebe camisa do atacante Alexandre Pato Foto: Juliana Freitas

Os jogadores Alexandre Pato e Ceará, dirigentes e torcedores do Sport Club Internacional estiveram, nesta segunda-feira (26/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre na homenagem ao clube pela conquista do Campeonato Mundial, obtida em dezembro de 2007 no Japão. Proposta pelo vereador e narrador esportivo Haroldo de Souza (PMDB), a cerimônia foi realizada no Plenário Otávio Rocha, durante a sessão legislativa.

Haroldo destacou que a homenagem ocorreu no dia do aniversário de Porto Alegre. Lembrou que os pessimistas diziam que nada poderia derrotar o “gigante Barcelona”, mas o Inter foi a Tóquio e venceu. Além de repetir a gravação do gol da vitória, Haroldo ainda improvisou a narração de uma hipotética conquista do segundo Mundial do Inter.

Arthur Dallegrave, ex-presidente do Inter, comemorou a feliz coincidência citada por Haroldo. “Quis o destino que esta homenagem ocorresse justamente quando Porto Alegre comemora 235 anos”, afirmou. Segundo Dallegrave, iniciativas como a narrativa de Haroldo, preconizando um bicampeonato, fazem com que o Inter trabalhe com ainda mais força e afinco. “Se Deus quiser, estaremos de novo no Japão em dezembro”, disse.

Em nome de suas bancadas, cinco vereadores ocuparam a tribuna para saudar o Inter:

Maristela Maffei (PSB) afirmou que o Inter proporcionou a maior felicidade para seus torcedores ao vencer o Mundial. Segundo ela, o clube não deve dar importância a eventuais críticas. “Podem falar o que quiser; o Inter é o Campeão do Mundo”, declarou.

“O Inter nasceu mesmo para ser a glória do desporto nacional”, disse José Ismael Heinen (PFL). “Uma conquista sem desafios, sem lutas seria uma vitória sem glória.”

Claudio Sebenelo (PSDB) expressou a paixão pelo Inter e sua crença na garra do clube. “Achavam que seria impossível vencer, mas o Inter foi lá e conquistou o Mundial”, ressaltou.

Ervino Besson (PDT) afirmou que a Câmara sentiu-se muito honrada em prestar a homenagem e lembrou o jogo da vitória. “Foi um dia extraordinário, que proporcionou muita alegria a este povo”, disse.

“Neste momento, nos sentimos felizes em homenagear o Inter”, afirmou Elias Vidal (PR). O vereador cumprimentou as torcidas organizadas coloradas e destacou a humildade do clube, que “não sucumbiu frente à arrogância de quem dizia que perderia o Mundial”.

Além de Alexandre Pato, Ceará, Dallegrave e a 1ª vice-presidenta da Câmara, Maristela Meneghetti (PFL), compuseram a Mesa durante a homenagem o vice-presidente do Inter, Mário Sérgio Martins, o vice-presidente de Comunicação Social do Inter, Gelson Tadeu Oliveira Pires, e o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB). 

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)