Cosmam

Internação compulsória é criticada por técnicos da saúde

Cuty diz que SMS não apoia a medida Foto: Ederson Nunes
Cuty diz que SMS não apoia a medida Foto: Ederson Nunes
Representantes de entidades e órgãos que participaram de reunião nesta terça-feira (25/6) da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre manifestaram-se contra a internação compulsória de dependentes químicos. A avaliação é que a medida tem de ser exceção e não a regra. Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dos conselhos regionais de Psicologia e Serviço Social e da Fasc. Abaixo, as opiniões:

Secretaria Municipal da Saúde

Para o secretário-adjunto, Jorge Cuty, o governo municipal já faz um trabalho forte de acolhimento, sobretudo de pessoas que vivem nas ruas, numa ação integrada com a Fasc. "A proposta de internar um dependente para tratamento por 15 dias e depois liberá-lo não salva o paciente."
 
Para a psicóloga Loiva Leite, da área de saúde mental da SMS, no contexto atual internação compulsória seria uma ação de higienização baseada na moral e na repressão. "É simplista achar que a internação compulsória vai resolver. O ideal é uma rede de atendimento psicossocial."

Fasc

A diretora técnica da fundação, Marta Borba, afirmou que a Fasc não apoia a internação compulsória e que ela só deve ser utilizada em casos extremos. Defendeu o aumento da rede de atendimento para dar mais acesso aos dependentes que querem se tratar. "Política de higienização não é aceitável."

Psicólogos

Aramita Greff, do Conselho Regional de Psicologia, reforçou que a categoria é contra a internação compulsória porque o tratamento só funciona se houver a participação do doente. "Quem não tem acompanhamento social, acaba recaindo tão logo sai da internação." A droga é um sintoma de uma doença social, acrescentou a psicóloga.

Serviço Social

O Conselho Regional de Serviço Social sustenta que não é possível tratar um doente retirando-o do convívio social. Para Miriam Gutierrez, que preside o órgão, o ideal é uma política de internação voluntária, em hospitais gerais, cuja experiência no Interior, conforme ela, tem sido bem sucedida. No entanto, Miriam alertou para um problema na internação, compulsória ou não: o "cardápio terapêutico" é pobre. Quanto à abordagem dos dependentes, a assistente social defende a negociação com o doente. "Não se pode tentar dar lição de moral. É preciso perguntar se o dependente aceita uma ajuda."

Vereadores

A reunião foi presidida pelo vereador Paulo Brum (PTB). 

"Vejo a internação compulsória como uma excepcionalidade. E os argumentos dos especialistas hoje reforçam esta visão", disse Mário Manfro (PSDB). 

"Não vejo uma ação higienista numa política de retirar as pessoas da ruas. Há muitas pessoas buscando internação sem conseguir. E é incompreensível que não se possa internar aqueles que já estão definhando", observou Lourdes Sprenger (PMDB) .

"Muitos doentes não se ajudam. O setor de saúde tem trabalhado, mas muitas vezes o dependente não colabora. Mas é bom ouvir quem entende do assunto para poder aprender sobre o problema", afirmou Paulinho Motorista (PSB).

"A reunião foi esclarecedora. A internação compulsória não pode segregar as pessoas, assim como foi feito no passado, enviando doentes para a colônia de Itapuã. Não se pode tirar o doente de seu convívio social", destacou Mauro Pinheiro (PT).

"É preciso transversalidade no atendimento e trabalho integrado entre União, estados e municípios. É importante que toda a Casa tenha acesso às posições aqui apresentadas pelos técnicos. E é necessário também atacar o consumo de álcool, que é a porta de entrada para outras drogas", avaliou Jussara Cony (PCdoB).

A reunião teve ainda a presença de membros do Conselho Municipal de Saúde e do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)