Urbanismo

Audiência esclarece moradores da Vila Hipódromo/Cristal

Discussões foram coordenadas por Melo (ao microfone) Foto: Tonico Alvares
Discussões foram coordenadas por Melo (ao microfone) Foto: Tonico Alvares

Audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Porto Alegre na noite desta terça-feira (30/6) teve por objetivo a apresentação do projeto de regularização da área onde está instalada a Vila Hipódromo (Hípica/Cristal). A reunião foi realizada na Associação dos Moradores da Vila Hipódromo/Taquari e dirigida pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB).
 
O projeto foi apresentado pela representante do diretor-geral do Demhab, arquiteta Miriam Fernandes. Ela disse que a iniciativa faz parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que visa elevar o índice de tratamento de esgoto cloacal de Porto Alegre, além de ampliar gradativamente os usos do Lago Guaíba, proteger nascentes e recuperar os arroios das regiões Centro e Sul da Capital.

A proposta pretende ainda melhorar a drenagem urbana e promover o reassentamento das famílias atingidas pelas obras. De acordo com Miriam, as famílias da Vila Hipódromo serão removidas para uma área reconquistada junto ao governo do Estado. “A proposta prevê a construção de 35 unidades habitacionais, com dois dormitórios, além de equipamentos comunitários, como creches”, disse a arquiteta.

Miriam informou também que todas as famílias atingidas já foram chamadas e receberam explicações sobre a proposta e comunicou ainda que outras famílias não contempladas com as casas terão os limites de seus lotes alterados. “As áreas serão redivididas”, disse.
A presidente da Associação dos Moradores da Vila Hipódromo, Cândida Gonçalves da Silva, manifestou-se dizendo que todos aqueles que tivessem dúvida á respeito do projeto, que se manifestasse. “Essa é a hora para os esclarecimentos. Não percam a oportunidade”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), destacou que o Legislativo vem acatando todos os pedidos de audiências públicas. “Todas as solicitações estão sendo atendidas pelo Legislativo, que tem sido atuante e contribuído de forma significativa com a Cidade de Porto Alegre”.

Após a explanação, o microfone foi aberto para esclarecimentos da comunidade. Também compareceram ao encontro representantes do Demhab, do Gabinete de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Dmae, da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Secretaria Municipal de Educação, da Fasc, da Uampa, e os vereadores João Pancinha (PMDB) e Sofia Cavedon (PT).

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
Transferências na Vila Hípica começam em setembro