Irmão Cecchin cobra repasse de verba para Romaria das Águas
O coordenador-geral da entidade Devoção Senhora das Águas, irmão Antônio Cecchin, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (28/9) para pedir a liberação da verba prevista no Orçamento de 2009 para a Romaria das Águas, realizada desde 1994. O religioso lembrou que a Câmara aprovou emenda prevendo um repasse de R$ 20 mil, que deveriam estar disponíveis até abril ou maio deste ano. "Faço um apelo à Mesa Diretora para que nos consiga a liberação da verba", afirmou.
Programada para 12 de outubro, a Romaria das Águas, conforme irmão Cecchin, tem caráter inter-religioso e prega a preservação da natureza por meio da despoluição de seus mananciais, atraindo preregrinos de todo o Estado. Segundo ele, os R$ 20 mil previstos no Orçamento seriam destinados à realização de oficinas para os catadores de papel das ilhas do Guaíba visando à preparação da Romaria das Águas. De acordo com irmão Cecchin, o trabalho dos catadores é fundamental para a despoluição do Guaíba, pois eles recolhem das margens grande quantidade de plástico e outros detritos recicláveis.
O líder do governo municipal na Câmara, vereador Valter Nagelstein (PMDB), informou que entrou em contato com o secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, e este garantiu que a verba para a Romaria das Águas será liberada até o final deste mês. Por suas bancadas, colocaram-se à disposição para agilizar a liberação da verba os vereadores Carlos Comassetto (PT), Toni Proença (PPS), Ervino Besson (PDT), João Carlos Nedel (PP), Lúcio Barcelos (PSOL), Airto Ferronatto (PSB), Dr. Raul (PDT) e DJ Cassiá (PTB).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)