Pauta

Jaime Lerner recebe Troféu Câmara Municipal nesta sexta

Audiência pública para tratar do projeto de revitalização da orla do Guaíba
Lerner foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

Após um ano da inauguração da Orla do Guaíba Moacyr Scliar, o curitibano Jaime Lerner, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto que confere padrão de primeiro mundo a uma das regiões mais importantes de Porto Alegre, conhecerá sua obra pessoalmente. Lerner estará na capital para receber o Troféu Câmara Municipal, homenagem proposta vereador Valter Nagelstein (MDB), que ocorre nesta sexta-feira (09/08), às 17h, no Plenário Otávio Rocha do Legislativo.

Nascido em Curitiba em 1937, Jaime Lerner é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964. Foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná. Obteve vários prêmios de arquitetura, como o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); e Silver Medal no International City Design Competition, University of Wisconsin, EUA (1989).

Em 2010, Jaime Lerner foi relacionado entre os 25 pensadores mais influentes do mundo pela Time Magazine e recebeu a Medalha de Urbanismo da L’Académie D’Architecture, da França. Em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável, ele recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD. 

 

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. prof.13688)
Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)