Presidência

Jardim Ingá recebe o Câmara na Comunidade

Moradores pedem tamponamento de valão Foto: Jonathan Heckler
Moradores pedem tamponamento de valão Foto: Jonathan Heckler
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), e os vereadores Toni Proença (PPS), Mario Manfro (PSDB) e Mauro Pinheiro (PT) visitaram, na manhã desta sexta-feira (13/5), a comunidade do Jardim Ingá, na Zona Norte da cidade. Acompanhados pelos assessores da Secretaria Municipal de Saúde, SMOV e DIP (Divisão de Iluminação Pública), Car Eixo Baltazar e Car Norte, DMLU, SMAM, DEP e Conselho do Orçamento Participativo (OP), o presidente da Sociedade dos Amigos do Jardim Ingá (Savia), Salvatore Lettieri, apresentou documento com as principais demandas do bairro.
 
Tamponamento do valão da Rua Sezefredo Inácio de Oliveira é a principal reivindicação da comunidade. Conforme Salvatore, todas as demandas solicitadas já foram encaminhadas ao Governo Municipal. “Pedimos o Câmara na Comunidade aqui na região para reforçar ao Poder Público as nossas reivindicações, muitas já com recursos gravados no Plano de Investimento do OP, com projetos prontos, mas que ainda não saíram do papel”, destacou.
 
Para a presidente Sofia Cavedon, a situação mais preocupante é a falta de iluminação interna e externa do Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi). “O local à noite é um breu total, com as atividades terminando às 18h, pois a escuridão toma conta das quadras esportivas. Sofia enfatizou ainda que é inaceitável que a juventude fique sem opções de recreação. "Eles acabam se envolvendo com drogas e assaltos enquanto poderiam estar desenvolvendo várias atividades esportivas.” As caminhadas dos moradores no entorno do Centro também deixaram de ocorrer devido à escuridão”, ressaltou.
 
Demandas
 
No documento entregue à Câmara constam ainda as demandas de colocção de tubulação na rua Mariano Abrahão; limpeza e drenagem do Arroio Passo das Pedras; limpeza do valão da Rua Sezefredo; colocação de proteção sobre as pontes e travessias de pedestre sobre o valão (enquanto não for tamponado); poda de galhos que dificultam a iluminação; estudo para prolongamento da praça da Rua Itibere de Moura com a Padre Léo Seibel, pois virou um depósito de lixo; iluminação, manutenção e ampliação de equipamentos do Cevi; e colocação de lixeiras e controladores eletrônicos de velocidade.
 
O Câmara na Comunidade é um projeto da Casa Legislativa da Capital, implantado este ano, que leva vereadores e órgãos da prefeitura a comunidades com o objetivo de identificar as reclamações dos moradores e encaminhar soluções junto aos órgãos competentes.

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência