João Dib é homenageado por seus 40 anos como vereador
Ao completar 40 anos de atividade como vereador da Capital, João Antônio Dib (PP) recebeu hoje (23/3), na Câmara Municipal, a homenagem dos colegas de parlamento. A presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT), entregou placa alusiva à data, e todos cantaram o tradicional parabéns a você com direito a velas e distribuição de doces, ação característica de Dib no dia-a-dia do Plenário Otávio Rocha.
Sofia registrou que, mesmo havendo uma grande diferença de ideologia com Dib, há uma profunda admiração, respeito e amizade. Segundo a presidente, na semana do aniversário de Porto Alegre, é necessário homenagear e reconhecer a história de vida política de Dib, que avalia ser dedicada a esta cidade e a Câmara Municipal de Porto Alegre.
A presidente ressaltou que Dib é um persistente vereador, dedicado ao município e cioso ao parlamento. Sofia defendeu que o homenageado é coerente com suas ideias e suas ações. A democracia precisa dessa coerência, para dizer sim ou não. Mesmo com todas as dificuldades físicas que supera todos os dias, Dib está aqui todos os dias escutando a população, completou.
Bancadas
Os vereadoresr, por intermédio de suas bancadas, também renderam homenagem os 40 anos de João Dib na Câmara Municipal:
- Aldacir Oliboni (PT), lembrou a participação de Dib como prefeito e o carinho que tem da bancada do PT. Dib entre para história da Câmara e das nossas vidas. Direi com orgulho que tive em meus três mandatos como vereador João Dib como colega.
- Pedro Ruas (PSOL) salientou ter orgulho em participar de alguns do 40 anos de vereança de Dib. Por mais divergência que tivemos, temos e teremos, eu nunca ouvi de Dib um gesto deselegante. É um colega exemplar.
- Elói Guimarães (PTB) avaliou ser Dib uma das figuras da edilidade brasileira. Tive ao longo deste tempo as melhores e mais próximas relações de respeito dentro com Dib. Ele é um sinuelo para Porto Alegre.
- Luiz Braz (PSDB) lembrou que quando entrou na Câmara divergia de Dib então prefeito da Capital. "Mas que havia cavalheirismo. Aprendemos a admirar pessoas que tem decência e que se doam a todo momento para que a cidade possa ir melhor.
- Mauro Zacher (PDT) afirmou que Dib é referência aos vereadores que por muitas vezes se socorrem dele por sua história na Casa. Dib tem a capacidade de enxergar a cidade. Ele contribui e ainda vai contribuir com os desafios que uma cidade como Porto Alegre tem.
- João Carlos Nedel (PP) agradeceu a Dib pelo serviço prestado a Capital. Porto Alegre tem que lhe agradecer e hoje enaltece sua vida. Deus lhe deu muitos talentos, mas o maior é a sua vida.
- Toni Proença (PPS) disse que a história de Dib se confunde com a história da cidade. Uma boa história e que leva todos a lhe consultarem antes de qualquer proposta. Todos devemos lhe ouvir, concordando ou não com sua posição.
- Airto Ferronato (PSB) disse que Dib é uma referência para ele de como tratar as questões de Porto Alegre. Um homem que já transitou no Executivo e ainda está na CMPA. É uma referencia e um marco para a cidade de Porto Alegre.
- Maria Celeste (PT), pela Oposição, disse ter um carinho grande por Dib. Conheci o regimento da Casa com Dib presidindo a Câmara. A sua história reflete e é referência a todos os vereadores. Sempre tratou a todos aqui de forma igual.
- Haroldo de Souza (PMDB) destacou utilizar bancada em frente ao vereador Dib como forma de aprender com ele. Vejo 40 anos desta história de um homem que entregou sua vida à Câmara. Dib é sempre o primeiro a chegar na Câmara, mesmo com as dificuldades físicas que enfrenta.
Agradecimentos
João Dib (PP), ao agradecer as homenagens, afirmou que amou Porto Alegre desde a primeira noite em que a vi, em dezembro de 1944. E amo representar a população na Casa do Povo de Porto Alegre". afirmou que para ele é um orgulho fazer parte daqueles que representam a cidade. Recebi muitos prêmios e destaques, mas o que mais me agradou é que sempre tive o carinho e respeito de todos os meus pares.
Ele observou que, quando veio para a Câmara, destacou que estaria na Casa para servir a coletividade porto-alegrense. Hoje, quando meus amigos e nossa presidente fazem esta homenagem fico extremamente grato. Saúde e Paz, desejou Dib utilizando a mesma frase que caracteriza o final de todos os seus pronunciamentos na Câmara Municipal.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)