Sessão Solene

João Dib, vereador por 40 anos, é Cidadão de Porto Alegre

João Dib, ao lado da esposa Mariur, foi homenageado Foto: Tonico Alvares
João Dib, ao lado da esposa Mariur, foi homenageado Foto: Tonico Alvares
Com as galerias do Plenário Otávio Rocha lotadas, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (3/9), o título de Cidadão de Porto Alegre ao engenheiro, ex-prefeito e ex-vereador João Antônio Dib. Proposta pela Mesa Diretora, a homenagem foi presidida pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), que destacou ser uma satisfação homenagear Dib na semana de comemoração dos 240 anos da Casa.

Bernardino Vendruscolo (PSD), que vestia um lenço vermelho ao redor do pescoço, disse que seu traje era uma homenagem à cidade natal de João Dib, Vacaria. O vereador, que representou a Mesa, destacou alguns cargos ocupados por Dib durante seus mais de 40 anos de vida pública, como o de prefeito, de secretário de Transportes, de diretor do Dmae e de vereador por mais de dez legislaturas. “Este homem marcou profundamente um período neste parlamento. Sempre com algo a dizer, sendo elogio ou crítica, fazia com carinho e amor”, enfatizou. 

Segundo Bernardino, o ex-vereador ainda presta serviço à comunidade. “Quando erramos aqui, ele pede um aparte lá de sua casa e nos corrige ligando para nossos celulares quase que instantaneamente”, brincou. O vereador ressaltou que poderia seguir lendo o vasto currículo de Dib, entretanto preferiu retribuir “da mesma maneira que ele”: com palavras vindas do coração. “Estou muito feliz por ter a chance de falar em nome da Casa nesta homenagem ao meu grande amigo João Dib, mas, infelizmente, paro por aqui, pois se continuar vou chorar”, afirmou emocionado.

Ao agradecer a homenagem, Dib disse que está vivendo um momento muito singular e feliz em sua vida, o qual o faz “encontrar forças para continuar vencendo”. “Se tenho algum mérito para receber esta homenagem hoje é porque sempre fui simples e profundamente respeitoso. Jamais agredi por palavras e atos os meus semelhantes, independente da posição que ocupavam”, exclama. O ex-vereador contou que procurou “ser menino” durante toda a vida e que foi em 1º de setembro de 1956 que definiu o que queria ser: sua vocação era ser servidor municipal. “Em suma, o momento é feliz porque estou sendo integrado a um quadro extraordinário de pessoas. Neste momento renasce um menino que deseja a todos saúde e paz”, afirma. 

Os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Tarciso Flecha Negra (PSD), Jussara Cony (PCdoB), Engenheiro Comassetto (PT), Mário Fraga (PDT), Márcio Bins Ely (PDT), Luiza Neves (PDT), Professor Garcia (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), Mônica Leal (PP), João Carlos Nedel (PP) e Airto Ferronato (PSB) utilizaram o microfone de aparte durante a sessão para saudar e homenagear João Dib.

Também estavam presentes na sessão solene: o prefeito municipal de Porto Alegre, José Fortunati; o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello; o representante do Governo do Estado e assessor superior da Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Adeli Sell; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Francisco José Moesch; o representante da Procuradoria-Geral de Justiça, subprocurador-geral Dr. Ivory Coelho Neto; o ex-governador do Estado, Jair Soares; o representante do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, ex-prefeito e vereador Guilherme Socias Villela (PP) e a esposa do homenageado, Mariur Tedesco. 

Texto: Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)