João Dib recebe homenagem pelos 41 anos de vereança
"Não sei se vou sentir saudades e não pensei o que vou fazer a partir de janeiro. O que sei é que vou cuidar mais de mim mesmo. Mas eu sou um otimista, e tenho certeza que amanhã vai ser melhor do que hoje." Desta forma o vereador João Antônio Dib (PP), de 83 anos de idade, definiu o seu futuro após o final do seu mandato no dia 31 de dezembro, quando encerrará uma trajetória de mais de 50 anos no serviço público, dos quais 41 anos foram dedicados à vereança em Porto Alegre. No Dia do Vereador, comemorado nesta segunda-feira (1º/10), João Antônio Dib, o vereador mais antigo da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu uma homenagem dos vereadores e servidores da Casa, bem como de familiares e amigos, pela sua trajetória na vida pública. Durante o ato, foi apresentado um vídeo com um breve histórico da trajetória pessoal e política de João Dib, com depoimentos de familiares e amigos do decano vereador.
Acompanhado de todos os vereadores, o presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher (PDT), entregou uma placa a Dib, como demonstração de agradecimento da Casa aos serviços prestados pelo vereador à Capital. "A Câmara Municipal de Porto Alegre saúda seu mais antigo vereador, João Antônio Dib, cuja história se mescla com a própria história da cidade", dizia a placa.
Nascido em 24 de julho de 1929, Dib é natural de Vacaria (RS) e chegou a Porto Alegre com apenas 15 anos de idade, onde se formou engenheiro civil pela Ufrgs e ingressou no serviço público em 1956. Ao agradecer a homenagem, Dib reafirmou a admiração pelo ex-prefeito José Loureiro da Silva, com quem teve oportunidade de trabalhar na prefeitura, chegando ao cargo de prefeito de Porto Alegre em 1983, exercendo mandato até 1986. "Tenho Loureiro da Silva como exemplo. Tinha o sonho de ser candidato a prefeito, e tive meu nome indicado pelo então governador Jair Soares para ser o prefeito de Porto Alegre, com apoio de Leonel Brizola, e aprovado pela Assembleia Legislativa."
Conhecido pelo bordão "saúde e paz", com que saúda sempre a todos, João Dib é filiado ao mesmo partido desde 1967 - hoje pertence ao Partido Progressista (PP), herdeiro da antiga Arena. Ele conta o início de sua trajetória no Legislativo. "Quando cheguei à Câmara, havia 22 vereadores e três comissões permanentes. Considero a Lei do Silêncio o projeto mais importante que fiz, no meu segundo ano de Câmara. Depois, essa lei foi alterada por outras três leis sobre impacto ambiental. Também redigi o Código de Posturas da cidade, quando o prefeito era Telmo Thompson Flores."
Dib também comentou a sua decisão de não disputar uma nova eleição para vereador de Porto Alegre. "Hoje exerço a liderança do governo na Câmara e há muita dificuldade de tratar dos problemas da cidade. Vejo muitos tratarem apenas da próxima eleição e me sinto cansado e desestimulado para continuar. Respeito a oposição, que tem bons projetos, e procuro fazer a pacificação entre os vereadores."
Sobre a importância do trabalho do vereador para a cidade, João Antônio Dib tem posição firme: "Sou contrário a se fazer leis e mais leis. Aquelas que existem já são suficientes, basta que sejam cumpridas. Se o vereador cuidar mais da fiscalização e fizer tudo mais simples, podem ter certeza que a cidade vai melhorar. O vereador tem o dever-poder de fiscalizar."
Ao final da homenagem, João Dib confessou sua emoção. "Sempre achei que o mais importante era ter a consciência do dever cumprido. Mas hoje me sinto um homem muito mais feliz com a homenagem de vereadores, amigos e servidores desta Casa. Tenho certeza que, na vida pública, sempre procurei servir. A grande missão do vereador é a de fiscalizar. Acho que a felicidade não existe, só existem momentos felizes. E hoje estou tendo um desses momentos. Agradeço aos vereadores e à população de Porto Alegre. E a todos eu digo: saúde e paz."
Vereadores
Em nome de suas bancadas, os vereadores se manifestaram para homenagear Dib:
Mauro Zacher (PDT): "O vereador João Antônio Dib (PP) é um orgulho para todos os cidadãos de Porto Alegre."
João Bosco Vaz (PDT): "O senhor fará muita falta a esta Casa. Sentiremos sua ausência por aquilo que o senhor representa e pelo cidadão que é."
Elói Guimarães (PTB): "Dib tem uma trajetória na defesa dos interesses de Porto Alegre. Acumulou uma experiência magnífica que pode emprestar a todos nós, pelo seu passado e sua história."
Bernardino Vendruscolo (PSD): "Aprendi muito com Dib. Guardo dele a dedicação a esta Casa. Muitas vezes, depois de ter passado oito horas na Câmara, nos enviava mensagem comentando os discursos."
Idenir Cecchim (PMDB): "Conheci o engenheiro João Dib através de outro grande engenheiro, o Rui Tedesco, meu primeiro patrão. Dib não parou mais de prestar serviços a Porto Alegre."
Paulinho Rubem Berta (PPS): "Quando cheguei à Casa, há quatro anos, Dib me chamou no gabinete e deu sugestões. Porto Alegre vai sempre lembrar dele, colocando ética e moral em primeiro lugar."
Luiz Braz (PSDB): "Aprendi a admirar o Dib, homem que ama a cidade e sempre demonstrou superação enorme. Admiro a sua coragem e sua coerência. Ele coloca em prática aquilo que pensa."
Toni Proença (PPL): "Aprendi muito com sua serenidade e tranquilidade na condução das questões mais polêmicas. Será sempre a nossa referência na Câmara."
Pedro Ruas (PSOL): "Ele (Dib) é um grande exemplo. É muito difícil alguém que trate com tanta elegância as diferenças, que tenha tanta consideração pelos colegas e com quem se possa aprender tanto."
Engenheiro Comassetto (PT): "O PT sempre teve um grande apreço por Dib, porque conseguimos fazer um debate sincero, forte e de conteúdo com ele. "Sempre encontramos nele um construtor da cidade."
Moacir Alan Kardec (PSB): "Dib representa a coerência na política porto-alegrense, prestará grandes serviços à cidade mesmo longe da Casa."
Valter Nagelstein (PMDB): "Infelizmente, o próximo mandato não terá um homem da sua envergadura. Hoje temos um líder e este líder é João Antônio Dib.
Maria Celeste (PT): "Tive o privilégio e a alegria de conviver com Dib. Com sua educação e respeito, muito nos ensinou em sua trajetória. Ele é a cara da cidade de Porto Alegre."
João Carlos Nedel (PP): "Dib tem algumas peculiaridades. É admirador de tango e do Gravatal e costuma adoçar o plenário distribuindo balinhas. Ele serve de parâmetro e exemplo à sociedade."
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)