Sessão Solene

Ricardo Malcon e independência libanesa homenageados

Malcon recebeu homenagem proposta por Dib  Foto: Desirée Ferreira
Malcon recebeu homenagem proposta por Dib Foto: Desirée Ferreira

O cônsul honorário do Líbano, Ricardo Malcon, foi homenageado hoje (20/11) na Câmara Municipal de Porto Alegre com o título de Cidadão Emérito de  Porto Alegre. Na oportunidade, os 69 anos de criação da República do Líbano também foram lembrados. As proposições atenderam solicitação do vereador João Antônio Dib (PP) e foram realizadas no Plenário Otávio Rocha da Casa.

Em sua manifestação, Dib registrou que está deixando a vida pública após 41 anos. “Por isso escolhi como um dos últimos gestos homenagear esta pessoa especial que é o Ricardo Malcon”, disse o vereador, enfatizando que, na sua opinião, por ser conhecido e respeitado pelos porto-alegrenses Malcon merece a deferência. “Sem dúvida soma todos os méritos.” Dib lembrou ainda que no Brasil existem em torno de 10 milhões de libaneses. “E muito me orgulho de ser um deles”, ressaltou.

O vereador Idenir Cecchim (PMDB) falou em nome da Câmara. Disse considerar a homenagem mais do que justa. “Pela história desta família que muito contribuiu e contribui com a nossa cidade”, falou o parlamentar.

Malcon agradeceu ao vereador e à Câmara. Lembrou que conheceu o Líbano acompanhado dos pais. “Aprendi muito na terra natal de meus pais e trago comigo raízes libanesas de justiça, solidariedade e respeito por todos”, disse o homenageado. Malcon falou que nasceu e cresceu em Porto Alegre. “Cidade onde fiz muitos e preciosos amigos. Aqui aprendi, juntamente com meu pai, a importância do trabalho e o respeito ao próximo.”

Sobre o dia 22 de novembro, data da independência do Líbano, disse que são centenas de milhares de libaneses espalhados pelo mundo. “Neste dia comemoramos os valores de união, igualdade e liberdade do povo libanês.”

Prestigiaram a solenidade o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, o cônsul Geral da República Federal da Alemanha, Dieter Fuchsenthaler, o cônsul honorário do Peru, Carlos Aumonde, o cônsul honorário da Colômbia, Orlando Ortega, o vice-presidente da Federasul, André Jobim de Azevedo, o presidente da Sociedade Libanesa, Cirne Chamun, a presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Maria Cecília Kother, além de familiares e amigos de Malcon e representantes da comunidade libanesa. 


Os vereadores Marcio Bins Ely (PDT), Nelcir Tessaro (PSD), Valter Nagelstein (PMDB) e Airto Ferronato (PSB) também se fizeram presentes.

Texto:  Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)