Exposição

Jogo do Boquinha é exibido na Câmara Municipal

O projeto, do qual participaram crianças e jovens em vulnerabilidade social, está relatado em livro.

  • Crianças e jovens mostram o jogo Boquinha Livre, criado para tentar responder à questão: “O que é público e o que é privado?”. Boquinha é o grupo infanto-juvenil do jornal Boca de Rua.
    Adolescentes estiveram mostrando o jogo na tarde de quarta-feira (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Capa do livro "Boquinha Livre"
    A obra resultante de atividade do projeto infanto-juvenil do jornal Boca de Rua (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Começou na segunda-feira (4/12), no saguão térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre, a exposição do Boquinha, grupo infanto-juvenil do jornal Boca de Rua – publicação feita e vendida por moradores de rua desde o ano 2000. Crianças e jovens mostram o jogo eletrônico Boquinha Livre, criado para tentar responder à seguinte questão: “O que é público e o que é privado?”. Paralelamente, está sendo divulgado o livro sobre o jogo, organizado pela coordenadora do projeto, Maria Margareth Lins Rossal, em parceria com a Associação de Software Livre (ASL). Nesta quarta-feira (6/12), a partir das 14 horas, participantes do Boquinha estarão na exposição autografando a obra. 

Criado em 2013 pela Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), o Boquinha reúne crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que participam de oficinas de arte e de comunicação, de saídas de campo e de atividades culturais. As reflexões geradas a partir dessas vivências resultam no encarte Boquinha, do jornal Boca de Rua. Para conceber e montar o jogo a ser exibido no Legislativo da Capital, eles percorreram diversos locais públicos e privados da cidade e pesquisaram o tema.  

A obra Boquinha Livre relata a parceria da Alice com a ASL na realização do espaço homônimo montado no Fórum Internacional de Software Livre (FISL) e teve lançamento e sessão de autógrafos na última Feira do Livro de Porto Alegre. Além de um texto explicativo, a publicação traz três edições do Boquinha que resultaram dessa experiência.

Com apoio do gabinete do vereador Dr. Thiago (DEM) e da Seção de Memorial da Câmara, a exposição pode ser visitada até quinta-feira (7/12), das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A Câmara Municipal de Porto Alegre fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)