Sessão Solene

Jorge Audy recebe título de Cidadão Emérito de Porto Alegre

Jorge Audy é o novo Cidadão da Capital Foto: Ederson Nunes
Jorge Audy é o novo Cidadão da Capital Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu na tarde desta terça-feira (25/11), em sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha, o Título Honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Jorge Luis Nicolas Audy, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e coordenador da Agenda Nacional de Pesquisa (MEC/ Capes). O proponente da homenagem foi o vereador Guilherme Socias Villela (PP), que prestou seu reconhecimento ao professor pela sua contribuição e pioneirismo nas áreas da inovação tecnológica, em âmbito acadêmico e empresarial.

O presidente do Legislativo, vereador Professor Garcia (PMDB), presidiu a sessão e, ao saudar o agraciado, fez uma ressalva especial ao vereador Villela pela sua iniciativa. “Eu gostaria de primeiramente saudar o brilhante vereador Villela por pensar em dar este título a uma pessoa tão ilustre da nossa cidade, que dedicou boa parte de sua vida ao objeto de estudo da inovação e tecnologia. É um motivo de muito orgulho para a Casa, que legisla e sabe reconhecer os seus fins. A Câmara hoje sente-se ainda mais honrada por podermos homenageá-lo”, concluiu, dizendo ao novo Cidadão Emérito que, a partir de agora, ele passará a ser um consultor mor de todos os vereadores, integrando-se ao Conselho dos Cidadãos.

Para o vereador Villela, o professor Jorge Luis Nicolas Audy tem notável atuação na área gestão da ciência, tecnologia e inovação no estado do Rio Grande do Sul. “Por tudo o que o senhor representa para a nossa cidade, esta Casa sente-se muito honrada por entregar-lhe este título”, declarou Villela ao citar os méritos e toda trajetória acadêmica e empreendedora do agraciado.

Homenadeado

O homenageado é membro do Conselho Superior Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pronunciou seu depoimento ao falar na sua trajetória de vida pessoal e profissional. “Eu espero corresponder à altura esta honraria a mim concedida. Eu gostaria de agradecer a cada vereador e, muito especialmente, ao vereador e sempre prefeito de Porto Alegre, Guilherme Socias Villela, pela sua atuação digna e efetiva em prol do desenvolvimento de nossa cidade. Saúdo também a minha amiga, filha de Villela, Deborah." 

"Ao tentar identificar motivos para este mérito, não posso deixar de lembrar e valorizar as amizades que conquistei ao longo destes 52 anos de vida. Eu devo muito do que sou hoje à minha universidade (PUCRS), onde obtive a minha graduação e onde tenho até hoje todas as oportunidades de aprofundamento profissional, nas diferentes áreas e âmbitos de pesquisa”, ressaltou Audy, ao lembrar dos primeiros anos que trabalhou no Instituto de Informática, onde teve a oportunidade de atuar como docente e, posteriormente, ajudar na construção e no desenvolvimento do maior parque tecnológico da América Latina, o Tecnopuc.

“A educação de qualidade está na área da sociedade justa. A visão universitária é inovadora. Ser docente da PUCRS é uma benção que eu recebi. Aprendi, desde cedo, com os meus pais o poder transformador do trabalho e da retidão. E descobri, no dia-a-dia, a missão do trabalho e esforço. Não adianta termos o maior conhecimento e sabedoria do mundo, se não estivermos prontos para trabalhar com dignidade e alegria”, finalizou Audy.

Jorge Luis Nicolas Audy nasceu em 16 de maio de 1962, na cidade de Porto Alegre. Em 1983, formou-se em análise de sistemas de informação pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e concluiu seu mestrado na área de sistemas de informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1990.

Prestigiaram também a solenidade, familiares e amigos do pró-reitor; o reitor da Pontifícia Universidade Católica do RS, Joaquim Clotet; o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; a secretária adjunta de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Ghissia Hauser; a secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, Deborah Pilla Villela; o representante do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Salin Cecin Paulo, além dos vereadores Reginaldo Pujol (DEM), João Carlos Nedel (PP) e Lourdes Sprenger (PMDB).

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)