Literatura

Jornal da Câmara: Luís Augusto Fischer é o convidado hoje à noite

Luís Augusto Fischer Foto: Divulgação
Luís Augusto Fischer Foto: Divulgação
A TV Câmara de Porto Alegre continua a série especial sobre os escritores de Porto Alegre. O próximo autor convidado é o professor Luís Augusto Fischer. No Jornal da Câmara da próxima segunda-feira (6/8), às 22h, pelo Canal 16 da NET, ele explica como divide a carreira entre a academia, a ficção e a crônica.

Autor de contos e novelas premiados, Fischer acredita que é tarefa do escritor de ficção inventar uma interpretação para o mundo. Ao mesmo tempo, considera a exposição na arena pública um dever de quem tem o que dizer. Por isso, Luís Augusto Fischer escreve com a certeza de que a literatura, na crônica dos jornais ou nas histórias dos livros, tem o poder de mudar o mundo. Mas, para isso, deve ultrapassar os muros da universidade e atingir os cidadãos.

Na entrevista, o escritor fala também da sua obra de maior sucesso, o Dicionário de Porto-Alegrês. O livro reúne verbetes comentados que revelam a cultura da cidade. Desde 1999, o dicionário já ganhou edições ampliadas e continua a fazer sucesso entre os leitores. Luís Augusto Fischer ainda revela o desejo de, um dia, escrever um romance sobre Porto Alegre.

A série especial sobre a literatura da capital gaúcha vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h, na TV Câmara (canal 16 da NET). Durante o período eleitoral, a proposta das entrevistas é mostrar como histórias e poemas podem contribuir para pensar o futuro da cidade. A cada semana, um escritor porto-alegrense é apresentado. Nas próximas edições, os convidados são Cíntia Moscovich (13/8), Marcelo Spalding (20/8) e Ricardo Silvestrin (27/8). Após a exibição, os programas ficam disponíveis no blog do canal (tvcamara-poars.blogspot.com). O programa é apresentado por Poliana Pasa e produzido por Diego Amaral.

Assessoria de Imprensa/CMPA