Pauta

Jornalistas serão ouvidos nesta quinta na CPI da Invasão

Ocupação do plenário por manifestantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público Foto: Vicente Carcuchinski
Ocupação do plenário por manifestantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público Foto: Vicente Carcuchinski
Na manhã desta quinta-feira (6/2), a CPI da Invasão da Câmara Municipal fará as oitivas com os jornalistas Guilherme Darros (Jornal do Comércio), Ricardo Duarte (Zero Hora), Paulo Rocha (Rádio Gaúcha), André Ávila (Correio do Povo) e Nathália Fruet (TVCOM). A reunião com os depoimentos dos profissionais da imprensa será realizada a partir das 10h, no Plenário Otávio Rocha (Avenida Loureiro da Silva, 255).

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a invasão da Câmara Municipal de Porto Alegre por manifestantes foi instalada no dia 16 de setembro do ano passado. O local ficou ocupado entre 10 e 18 de julho. O vereador Reginaldo Pujol (DEM) é o presidente da comissão. Waldir Canal (PRB) é o vice-presidente e Márcio Bins Ely (PDT) é o relator. Os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Sofia Cavedon (PT) e Paulinho Motorista (PSB) e Kevin Krieger (PP) também integram a CPI. 

De acordo com o presidente da CPI, o PSOL e o PCdoB desistiram de participar por não concordarem com a comissão.“O PSOL e PCdoB não têm representação na CPI porque não tiveram vontade”, salientou. O relator, vereador Márcio Bins Ely solicitou que alguns requerimentos fossem reavaliados para concluir os trabalhos e apresentar o relatório sobre a investigação. A CPI da Invasão também fará uma visita aos grupos de comunicação, para conversar com os jornalistas caso eles não compareçam para depor.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)