Plenária do Estudante

Jovens aprovam cercamento de parques de Porto Alegre

Alunos apresentaram oito projetos Foto: Pedro Revillion
Alunos apresentaram oito projetos Foto: Pedro Revillion

Projeto que prevê o cercamento dos parques da Capital foi aprovado pelos 49 alunos de 7ª e 8ª séries do Colégio Santa Tereza de Jesus, do Bairro Cavalhada, participantes da Sessão Plenária do Estudante realizada nesta segunda-feira (24/11) no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. Os adolescentes aprovaram também outros sete projetos para as áreas de direitos humanos, lazer, saúde, segurança, esportes, transportes e formação profissional.

A preocupação com a destruição do patrimônio público, especialmente dos monumentos, motivou a sugestão de cercar os parques, apresentada pelo grupo de Gabriel Leiria, Matheus Monteiro, Raul Corsetti, Felipe Monteiro e Rodrigo Borges, todos de 13 anos. "O vandalismo deteriora os pontos turísticos de Porto Alegre", justificou Gabriel, da tribuna. Para mais segurança, eles propõem ainda a instalação de câmeras de vigilância e reforço do policiamento nos parques e nas áreas onde há monumentos.

Os demais projetos

1. Direitos humanos: criar cartilhas e realizar palestras em escolas e locais de trabalhos sobre formas de evitar e denunciar a violência doméstica. De Laura Romero, Gabriela Ferreira, Betânia Barros, Fernanda Teixeira, Vitória de Oliveira e Débora Silva.

2. Lazer: construir centros de lazer públicos em vários pontos da cidade, dotados de, no mínimo, duas quadras de esportes, pista de corrida e miniciclovia. De Ana Alves, Bruna Verus, Gabriela Bonfiglio, Isabel Sebastiany, Marta Farias, Thamyrez Almeida, Thiele Gonçalves e Yasmin Ramos.

3. Saúde: criar um hospital filiado ao Sistema Único de Saúde (SUS) com 2.500 leitos para ampliar o atendimento e reduzir as filas de espera. De Amim Abdenur, Carolina Menegotto, Henrique Kloss, Tassiana Teixeira, Thiago Zanon, Vinícius Vasata e Marjorey Kuhn.

4. Segurança: destacar quatro policiais para cada duas quadras, distribuir câmeras de segurança em pontos estratégicos, numa média de cinco por bairro. De Amanda Friedrich, Graziela Pandolfo, Luize Zanetti, Naiara Nonnemacher e Samantha Medeiros.

5. Esportes: criar um estádio com vários campos e quadras para o público infanto-juvenil. De Pedro Silveira, Rafael Macedo, Wesley Silva, Carolina Luz e Mauro Ferreira Filho.

6. Transportes: reduzir o valor das passagens de ônibus de R$ 2,10 para R$ 1,80 e exigir respeito das empresas de ônibus ao limite de passageiros em cada carro. De Matheus Solis, Caíque Muzz, Gabriel Moura, Luiz Fernando Bragança e Henrique Monteiro.

7. Formação profissional: instituir cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos para alunos de Ensino Médio, aos quais os estudantes terão acesso por meio de uma prova de conhecimentos gerais. De Gabriela Santos, Mariana Cruz, Natália Matte, Nicolas Michell, Pedro Souza, Raquel Camargo e Waleska Moraes. 

A Sessão Plenária do Estudante é um projeto de educação política desenvolvido nas tardes de segunda-feira pelo Memorial da Câmara, com a participação de alunos de 7ª e 8ª séries e do Ensino Médio. Informações e agendamento de escolas pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Estudantes da capital protestam contra vandalismo