Jovens propõem festival de curtas feitos em celular
A criação do Festival de Curta-Metragem através de Celular foi uma das nove propostas apresentadas pelos 27 alunos de 7ª série do Colégio Mãe de Deus que participaram da Sessão Plenária do Estudante nesta segunda-feira (10/9). Realizada pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre no Plenário Ana Terra, a atividade simulou uma sessão de discussão e votação de projetos elaborados pelos adolescentes, com palestra sobre o papel do Legislativo e visita ao Plenário Otávio Rocha, onde os vereadores estavam reunidos.
A Plenária do Estudante reproduz a dinâmica de uma sessão legislativa. No período de Comunicações, Gabriela Maciel Lopes, 13 anos, reivindicou mais segurança no Bairro Tristeza, onde fica o Colégio Mãe de Deus. Segundo ela, há muitos assaltos, favorecidos pela falta de guardas e de iluminação. No Grande Expediente, Rodrigo Veríssimo, 12 anos, pediu um olhar mais atento das autoridades para os problemas da Tristeza. Apesar de ainda não sermos eleitores, temos consciência das necessidades do bairro, afirmou.
O projeto que cria um festival de curtas feitos em celular foi elaborado por Mariana Iglesias, Juliana Strehl e Iasmine Chaves da Silva. Pela proposta, o evento ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro, com premiações para os três primeiros lugares nas categorias diretor, roteiro, fotografia, ator e atriz. A prefeitura patrocinará o evento em parceria com a iniciativa privada.
Os estudantes também apresentaram projetos de melhorias para as áreas de esportes, segurança, meio ambiente, saúde, educação, formação profissional, direitos humanos e transportes:
- Gabriel Barros, Gustavo Beal e Yuri da Silva Machado propõem a construção de centros esportivos públicos em diversas áreas da Capital.
- Tobias Fronchetti, Rafael Mattos Petrucci e Umberto Tavanti Neto reivindicam policiamento 24 horas em todos os bairros.
- Giovana Martinelli dos Santos, Desyree Garcia Goulart e Nydia Karam Lucas Martins solicitam a instalação de lixeiras para lixos seco e orgânico em cada quadra da cidade.
- Andressa de Carvalho Marques, Vitória Ferreira Christo e Caroline Marques Sousa determinam que todas comunidades carentes tenham posto de saúde com funcionamento mínimo das 8 às 18 horas.
- Manuella Venturini dos Santos, Vitória Alexandre Enck e Daniela Laky de Domênico pedem melhoria da infra-estrutura e do ensino nas escolas municipais.
- Eduardo Vernier, Eduardo Trindade e Rafael Dias propõem a criação de cursos técnicos para pessoas da terceira idade em bairros carentes para aumentar a renda familiar.
- Rodrigo Moisés Veríssimo, Fabrizia Milano e Gabriela Maciel Lopes determinam que as escolas públicas e particulares fiscalizem o atendimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente e a acessibilidade dos portadores de deficiência.
- Rodrigo Günther Ramos, Igor Bitencourt Barreto e Pedro Alves Rocha reivindicam portas para cadeiras de rodas e alto-falantes para informação a deficientes visuais nos ônibus.
As propostas apresentadas nas Sessões Plenárias do Estudante de 2007 farão parte de um relatório que o Memorial da Câmara entregará ao prefeito no final do ano. Informações e agendamento de escolas pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)