Plenária do Estudante

Alunos do Mãe de Deus pedem melhorias na Capital

Adolescentes atuaram como vereadores Foto: Caroline da Fé
Adolescentes atuaram como vereadores Foto: Caroline da Fé

Os 33 alunos de 8ª série do Colégio Mãe de Deus, do Bairro Tristeza, que participaram da Sessão Plenária do Estudante da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (3/9) apresentaram sete projetos com propostas de melhorias para a cidade. Os adolescentes também assistiram a uma palestra sobre o papel do Legislativo e visitaram o Plenário Otávio Rocha, onde os vereadores estavam reunidos.

Realizada no plenarinho pelo Memorial da Câmara, a Plenária do Estudante reproduz a rotina de uma sessão legislativa. Nos períodos de Comunicações e de Grande Expediente, a tribuna foi ocupada por Gabriel Johnson e Julia Jardine, ambos de 14 anos. Gabriel destacou a importância de preservar a natureza e de exercer a cidadania. “Acreditamos que todos nossos atos refletem em nós mesmos e nas gerações futuras, por isso precisamos agir agora”, disse Julia.

Os estudantes apresentaram projetos para as áreas de cultura, esportes, lazer, meio ambiente, saúde e segurança pública.

- Gabriela Leite, 14 anos, Danielle Guimarães, 13, Gabriel Johnson, 14, e Julia Jardine, 14, reivindicam a construção de um centro cultural com atividades para pessoas de baixa renda, como hora do conto, peças teatrais, apresentações musicais e cinema.

- Melissa Araújo, 14 anos, Mariana Massetti, 13, Luzia Mattos, 13, Sophia Pillar, 14, e Tayane Ribeiro, 14, pedem a limitação do programa Bolsa Família para, no máximo, três filhos, e distribuição de anticoncepcionais para famílias de baixa renda.

- Cauê Moura da Cunha, 14 anos, Nicholas De Conto, 13, Rafael da Fontoura, 14, e Thiago Vianna, 14, solicitam mais postos de saúde com atendimento 24 horas.

- André de Oliveira, 14 anos, Dimitri Finger, 14, Leonardo Soares, 13, Lucas Rodrigues, 14, e José Lucas Costa, 14, pedem a restauração da praça situada entre as ruas Armando Barbedo e Dr. Pereira Neto, no Bairro Tristeza, e mais segurança para o local, freqüentado por traficantes de drogas.

- Bruna Gautério, 13 anos, Juliana da Silva, 13, Marcelo Bandeira Pereira Júnior, 13, e Vinícius dos Santos, 14, reivindicam mais iluminação e guardas municipais durante 24 horas nas escolas e seus arredores para evitar os freqüentes assaltos.

- Clarisse Loureiro, 14 anos, Francine Machado, 14, Gisele Correia, 13, e Isadora Blank, 14, pedem a colocação de painéis sobre preservação do meio ambiente nas paradas de ônibus.

- Bruna Rodrigues, 14 anos, Daniel Malacarne, 14, Desirée Spanhol, 14, Gabriella Rama, 15, Leonardo Luce, 14, e Vitória Blank, 13, pedem que o Ginásio Tesourinha seja utilizado para fins comunitários, o que inclui a preparação esportiva de pessoas carentes.   

As propostas apresentadas nas Plenárias do Estudante farão parte de um relatório que será entregue ao prefeito. Informações e agendamento de escolas no Memorial da Câmara: telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)