Sessão Solene

Juremir Machado da Silva é cidadão de Porto Alegre

Juremir Machado da Silva lembrou sua chegada na Capital, em 1980 Foto: Camila Domingues
Juremir Machado da Silva lembrou sua chegada na Capital, em 1980 Foto: Camila Domingues

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na tarde desta sexta-feira (19/9), o título honorífico de cidadão de Porto Alegre para o escritor, professor e jornalista Juremir Machado da Silva. A cerimônia foi dirigida pelo vereador Elói Guimarães (PTB) e acompanhada por amigos, colegas e familiares do homenageado. O proponente da homenagem, vereador Claudio Sebenelo (PSDB), considerou a trajetória profissional de Juremir de extrema importância para a cidade. "Juremir consegue a originalidade em tudo o que faz ou escreve. Porto Alegre carecia de um intelectual assim", disse.

Juremir, ao agradecer a homenagem, lembrou que chegou à Porto Alegre em 1° de janeiro de 1980. Morou em diversos bairros até chegar ao Bom Fim, onde vive até hoje. "Descobri no Bom Fim a coisa mais importante, que é a discussão de idéias." Ao falar de suas paixões na Capital, como o Sport Club Internacional, Juremir salientou: "É uma cidade que eu amo e, quando eu viajo, penso sempre em voltar para casa, que é voltar para Porto Alegre".

Prestigiaram a solenidade o presidente do Legislativo municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), o secretário estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, o secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, o diretor de redação do jornal Correio de Povo, Telmo Flor, e outras autoridades.

Carreira

Natural da região de Palomas, distrito da cidade gaúcha de Santana do Livramento, Juremir é formado em História e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Fez Doutorado em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Universidade de Paris. De 1993 a 1995, em Paris, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora.

O homenageado, além de tradutor de livros de autores como Claude Simon, Gilles Lipovestsky, Jean Baudrillard, é escritor de, entre outros títulos, Anjos da Perdição (1996), A Miséria do Jornalismo Brasileiro (2000) e Getúlio (2004). Recentemente lançou o livro Solo (2008).

Juremir é cronista do jornal Correio do Povo e comentarista da Rádio Guaíba e da Rede Record RS. Além disso, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, onde também coordena o programa de pós-graduação em Comunicação Social.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Ouça:
Juremir Machado da Silva é o mais novo cidadão de Porto Alegre