Homenagem

Justo Werlang recebe título de cidadão de Porto Alegre

Werlang é prestigiado por vereadores, amigos e profissionais da cultura Foto: Pedro Revillion
Werlang é prestigiado por vereadores, amigos e profissionais da cultura Foto: Pedro Revillion

O empresário Justo Werlang é o mais novo cidadão honorário de Porto Alegre. A homenagem, de autoria da vereadora Margarete Moraes (PT), foi conferida pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira (20/5). Estiveram presentes na cerimônia a diretoria da Bienal do Mercosul e do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), a Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, familiares e amigos.

"Justo Werlang, além de apreciador da arte, é propulsor de ações que enaltecem a cultura e fazem dela um meio de transformação da vida das pessoas", introduziu Margarete, ao parabenizar o homenageado. Fundador do Conselho Administrativo da Fundação Bienal do Mercosul, Werlang, conforme afirmou a vereadora, merece o título não só por sua capacidade intelectual, mas principalmente por ter ajudado a integrar a arte aos espaços e à vida cultural de Porto Alegre. "Através da Bienal e dos projetos deste homem, a Capital teve acesso a múltiplas identidades culturais, sociais e artísticas. O pluralismo de opiniões é marca dele e deste evento tão importante para a cidade".

Ao agradecer a outorga, Werlang dedicou a homenagem a todos os colaboradores e participantes envolvidos em seus projetos culturais. "Poderia eu somente receber um título por obras realizadas por tantas pessoas?", indagou, destacando o trabalho de cada parceiro e realizador. De acordo com o empresário, Porto Alegre precisa de mais iniciativas e idéias que ampliem as formas de fazer arte. "Se a cidade tivesse condições de dar abrigo aos melhores sonhos de seus cidadãos, a nossa Capital seria absolutamente melhor."

Participaram da homenagem os vereadores Carlos Todeschini (PT), presidindo a sessão, e Cláudio Sebenelo (PSDB).
 
Sobre o homenageado
Justo Werlang é um dos fundadores e vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Bienal do Mercosul, tendo presidido o evento na 1ª e na 6ª edição. Também participou da criação da Fundação Iberê Camargo, onde é vice-presidente e membro de seu Conselho Curatorial. Foi integrante do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, do Conselho do MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, presidente da Associação de Amigos do MARGS e vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre.
 
Em 1977 participou do grupo que fundou a Cooperativa de Consumo de Produtos Agro-Ecológicos – COOLMÉIA, e foi seu primeiro diretor-presidente. É membro do Conselho da Fundação Gaia. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Administração de Empresas pela PUC-RS, com curso de Mestrado em Administração pela COPPE-AD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Justo Werlang é o atual presidente da G.A.Werlang – Gestão e Ambiente Ltda.

Com seu irmão, criou e coordena o Projeto Ambiental Gaia Village em área no litoral sul-catarinense, projeto com foco no desenvolvimento sustentável. Colecionador de arte, entre 1991 e 1999 concebeu e coordenou projetos culturais com artistas plásticos do Rio Grande do Sul.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)