Artes Plásticas

Kátia Costa vence o 18º Salão com Caixa de Música

A artista (d) e o trabalho vencedor Foto: Camila Domingues
A artista (d) e o trabalho vencedor Foto: Camila Domingues

A artista plástica Kátia Costa é a grande vencedora do 18º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, inaugurado na noite desta terça-feira (2/9) em solenidade no Plenário Otávio Rocha da Casa. Kátia conquistou o Prêmio Aquisição, no valor de R$ 6 mil, com a obra Caixa de Música, instalação feita com madeira, espelhos, luzes coloridas, fotografia e sonorização. Na abertura, também foram anunciados os artistas contemplados com os cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade (R$ 1 mil cada), duas Menções Honrosas (ver lista abaixo) e os demais participantes da exposição, em um total de 52 selecionados da Capital e do Interior.

 Promovida pelo Legislativo da Capital, a 18ª edição do Salão tem patrocínio do Banrisul e apoio do site ArteWebBrasil e da Associação Beneficente dos Funcionários da Câmara Municipal (Abecapa) A visitação vai até 2 de outubro,  das 8h30min às 18 horas (de segundas a quintas-feiras) e das 8h30min às 16h30min (às sextas-feiras), com entrada franca.

Primeiro lugar

Nascida em Porto Alegre (RS) em 1969, Kátia Costa é fotógrafa profissional, bacharel em Artes Plásticas/Fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e cursa Licenciatura em Artes Plásticas na mesma universidade. Fundou o Atelier de Artes Plano B, onde desenvolve seus trabalhos, buscando sempre a captura da imagem através de ângulos e meios diferentes e uma linguagem contemporânea para a fotografia. 

Em Caixa de Música, Kátia prossegue numa linha de pesquisa que envolve a construção de móveis com interiores revestidos de espelhos. São trabalhos interativos, que convidam as pessoas a entrarem em seu espaço, a participarem da obra e a levarem consigo as lembranças formadas por uma atmosfera de sonho e fantasia.

A caixa de música gigante criada por Kátia foi pensada para instigar o público. De fora, com a porta fechada, provoca a curiosidade de como será seu interior. Lá dentro, o espectador tem a sensação de estar em um salão de baile, devido aos infinitos reflexos de espelhos (que se repetem em intermináveis ângulos), às músicas obtidas de caixinhas reais e à iluminação colorida. Sempre em companhia da figura de uma bailarina que tudo observa.

“Com esse trabalho quero deixar a marca de objeto que fascina pela simplicidade e a fragilidade e que, aparentemente, vazio no seu interior, sempre terá aumentado o seu tesouro, pois a existência que será vivida dentro da caixa não desaparecerá jamais”, afirma Kátia. “Os reflexos ali instalados continuarão a viajar com a velocidade da luz, indo não se sabe aonde, mas existindo, talvez somente em nossa imaginação.”

A seleção

Os  52 artistas selecionados para o 18º Salão foram escolhidos por uma Comissão Julgadora formada por Cézar Prestes, diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e produtor cultural; Décio Presser, crítico de arte e marchand; Lenora Rosenfield, artista plástica e professora do Instituto de Artes da Ufrgs; Paulo Porcella, artista plástico; e Richard John, artista plástico e professor da Feevale, de Novo Hamburgo. Eles analisaram  os 212 portfólios inscritos e as obras pré-selecionadas com base nos seguintes critérios: ineditismo, coerência de linguagem e pesquisas inovadoras dentro de suas categorias. O júri elogiou a grande participação de artistas do Interior do Rio Grande do Sul e a alta qualidade da média dos trabalhos inscritos.

AGRACIADOS

Prêmio Aquisição

- Kátia Costa - Caixa de Música (2008). Instalação em madeira, espelhos, imagems fotográfica, iluminação e sonorização. 250x165cm

Prêmios de Incentivo à Criatividade

- Ana Holz - As Portas (2007). Tríptico em técnica mista. 235x105cm cada imagem.
- Maria Evenir ComerlatoCorpo-Porco (2008). Fotografia. Séries de fotos de 30x20cm cada.
- Isabel Amaral - Caminhos (2006). Instalação feita com caixas de fósforo.
- Lílian Santos Gomes - Decomposição (2007). Fotografia, 50x70cm.
- Nara Amélia - Este Lugar é Mal-Assombrado (2008). Gravura em metal colorida, água-forte/água tinta, aquarela. 40x187cm.

Menções Honrosas

- Beatriz Dagnese - Brincando com Bolinhas (2006/2007). Nanquim e óleo sobre papel artesanal. 70x50cm.
- Francis Silva - Dobras (2006). Acrílicas sobre tela. 260x300cm.    

Os demais selecionados
Adalberto Porto Alegre, Denis Nicola e Júlia Berenstein (grupo); Ana Aita; Adauany Zimovski; Ana Lúcia Beck; André Antunes; Antônio Augusto Bueno; Bea Balen Susin; Bruno Teixeira; Camila Schenkel; Claiton Fadini; Clara Figueira; Cow Bees (Clau Paranhos e Roberto Chedid); Dany Vargas; Denise Helfenstein; Dirnei Prates; Felipe Caldas; Fernanda Soares; Fernando Lima; Guilherme Dable; Hidalgo Adams; Isabel de Castro; James Zortéa; Juliana Bassani; Juliana Lima; Liane Paiva; Leonardo Fanzelau; Léo(Nardo) Pereira; Luis Pedro Girardello; Magda Sperb; Maria Eunice Araújo; Michele Martins; Myra Gonçalves; Nelson Machado; Nelton Pellenz; Pablo Paniagua; Rafael Johann; Rodrigo Lourenço; Rodrigo Pecci; Rosali Plentz; Sol Casal; Sandro Ka; Stefany Schwartz; Yara Baungarten; Zupo.

Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255): fones (51) 3220-4392 e 3220-4100, ramal 4554, e-mail 18salao@camarapoa.rs.gov.br

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)