Pauta

Laboratório preservará acervo do ex-vereador Alberto André

Livros e documentos do jornalista Foto: Tonico Alvares
Livros e documentos do jornalista Foto: Tonico Alvares

O Laboratório de Restauro do Projeto Recuperação e Preservação do Acervo Alberto André será inaugurado às 11 horas desta quinta-feira (22/4) na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Iniciativa do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre e da ARI, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o laboratório vai recuperar e preservar livros e documentos com informações sobre o desenvolvimento da cidade entre 1958 a 1980 pertencentes ao ex-vereador, jornalista e ex-presidente da ARI.

O laboratório conta com sete salas, quatro das quais com o acervo de Alberto André. Com término previsto para até 2012, a recuperação dos materiais propiciará atividades curriculares dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia da Ufrgs. O projeto envolve ainda atividades, como exposições e reformas de espaços, além da busca de novos parceiros.

O coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos, destaca a importância da iniciativa como forma de resguardar a história da cidade. "Em um estado que exporta seus acervos, como ocorreu recentemente com o de Erico Verissimo, mostrar que podemos preservar esse tipo de patrimônio aqui, com quase nenhum recurso e em parcerias, mostra que a vontade política ainda é o grande instrumento a serviço da preservação da memória", disse.

A ARI fica na Avenida Borges de Medeiros, 915, 7º andar, em Porto Alegre. Informações no Memorial da Câmara Municipal, pelos telefones (51) 3220-4318 e 3220-4187.  

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também:
Acervo de Alberto André chega à Casa no 2º semestre
Câmara e ARI assinam Convênio de Cooperação