Plenário

Legislativo realiza primeira reunião da Comissão Representativa

Trabalhos no Plenário Otávio Rocha Foto: Elson Sempé Pedroso
Trabalhos no Plenário Otávio Rocha Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
Na primeira reunião da Comissão Representativa de 2015, realizada nesta quarta-feira (7/1), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas no período de Comunicações e em tempos de Lideranças:

OPERÁRIOS – Clàudio Janta (SSD) solicitou dispensa do uso de terno e gravata em janeiro em razão do recesso. Em sua fala, destacou a situação dos trabalhadores da Volkswagen, que haviam recebido férias coletivas e que foram informados de que, na verdade, já estavam cumprindo aviso prévio para dispensa. “Penso que esse é o início de um efeito cascata, pois o setor da indústria automobilística, há muitos anos, não tem o apoio do governo e vem enfrentando concorrência desleal em razão das empresas que vêm de fora. Estas trazem os carros prontos e desmontados e aqui só montam os carros, não produzem aqui, enquanto que as brasileiras constroem o veículo integralmente”, afirmou. Janta ainda informou que, com o apoio de 10 líderes, produzirá uma moção de apoio aos funcionários da Volkswagen. (LV)

SEGURANÇA – Delegado Cleiton (PDT) comentou a tragédia ocorrida na terça-feira (6/1), que vitimou seis pessoas em acidente de ônibus que saía de Porto Alegre em direção a Tramandaí. “O motorista exercia velocidade não compatível para aquele local. Mas também é necessário destacar o uso do cinto de segurança nos ônibus, pois essa é uma iniciativa que deve partir de cada passageiro”, disse, ao destacar que a empresa de transporte está envolvida em cinco acidentes graves em 31 dias. Ressaltou a nomeação de 650 novos agentes de segurança para o Estado, mas ponderou que isso ainda é muito pouco para a Polícia Civil. Outro tema abordado foi o escândalo das próteses, revelado em matéria recente. “A instituição fiscalizadora deve agir com rigor não só no que diz respeito às próteses, mas também em relação à presença dos laboratórios nos consultórios médicos, hospitais e postos de saúde”, concluiu. (LV)

INTEGRAÇÃO - Jussara Cony (PCdoB) elogiou a gestão do ex-presidente da Câmara vereador Professor Garcia (PMDB) e deu as boas-vindas ao novo, Mauro Pinheiro (PT). “Percebi uma integração na gestão e tenho a certeza de continuidade do bom trabalho pelas próximas gestões”, afirmou. Jussara enfatizou a importância de se implementar a experiência que já existe em Natal (RN), do Fórum Social Temático. “A busca da construção da experiência de um fórum da Região Metropolitana possibilitará, por exemplo, a articulação integrada das regiões do SUS, pois engloba uma reforma urbana que trabalha sobre a ótica de regiões metropolitanas integradas.” Lembrou que, há 30 anos, quando foi vereadora da Capital, foi trabalhada a perspectiva de um Legislativo itinerante em Porto Alegre. “Quem ganha com isso é o povo. Vamos caminhar na direção de trabalhar cada vez mais pela dignidade do povo.” (LV)

PEDIDOS - Tarciso Flecha Negra (PSD) disse que, no ano passado, não entrou com nenhum projeto na Câmara, apenas com pedidos de providências, e destacou alguns como o “biombo na boca do caixa” nas agências bancárias, evitando que terceiros acompanhem as operações bancárias dos clientes. “Isso evitaria assaltos da saidinha de banco”, lembrou Tarciso, lamentando que o pedido ainda não está sendo cumprido. Também lamentou a situação das calçadas nas ruas em mau estado de conservação, o que provoca acidentes, principalmente às pessoas idosas, que gostam de circular nas ruas neste período de férias em que a cidade fica vazia. (FD) 

PRÓTESES - Cláudio Janta (SDD) disse que a denúncia da máfia das próteses parece representar uma grande descoberta de irregularidades no Brasil. Comparou o lobby feito pelos laboratórios nos consultórios como sendo uma das formas de aliciar os profissionais. Entende que o governo deveria fornecer os implantes o que evitaria transtornos aos pacientes. Também lembrou que a falta de regulamentação dos medicamentos faz com que os médicos tornem-se reféns de laboratórios e se obriguem a prescrever remédios de um único fabricante. (FD)        

ACIDENTES - Lourdes Sprenger (PMDB) lamentou o acidente ocorrido ontem na ERS-030, em Glorinha, e se solidarizou com as famílias das vítimas. A vereadora contou que foi criada na região e que tal rodovia é conhecida pelos moradores por suas diversas curvas. Lourdes também reclamou da falta de segurança nos festejos com fogos de artifícios na virada do ano. “A nossa legislação municipal, depois da alteração, ficou bem mais permissiva”, relatou a vereadora, que ainda lembrou da dificuldade de se identificar fornecedores irregulares de fogos e questionou a realização de shows da virada, organizados por prefeituras no Brasil. (JM)

EDUCAÇÃO - Márcio Bins Ely (PDT) contou que recebeu o convite do governador eleito, José Ivo Sartori, para ser secretário-adjunto de Educação do Estado. “Um trabalhista não pode fugir ao compromisso de dar colaborações nessa área”, disse o vereador, que lembrou da carreira de Brizola e suas lutas pela educação no Rio Grande do Sul. “O dia mais importante do ano é o dia de volta às aulas, quando a criançada volta com aquela alegria”, brincou Márcio, afirmando que o calendário escolar pauta muitas situações do ano. (JM)

AEROPORTO - João Carlos Nedel (PP) comemorou a nomeação de Eliseu Padilha para ministro da Aviação e sua declaração de posse, na qual afirmou que o Aeroporto Salgado Filho será uma de suas prioridades. “São uma luta de Porto Alegre as melhorias no aeroporto”, disse. Segundo Nedel, o Estado perde, aproximadamente, R$ 3 bilhões por ano em exportações, devido ao tamanho das pistas de pouso e decolagem na Capital. A construção de um novo espaço em Portão seria positiva, na visão do vereador, mas demoraria em média 20 anos. “Vamos juntar forças este ano para que, realmente, a pista do nosso aeroporto seja ampliada, trazendo turismo e exportações”, afirmou. (JM)

CONQUISTAS - Paulinho Motorista (PSB) saudou os 31 anos da conquista do mundial de futebol pelo Grêmio e parabenizou o vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) por sua importante participação nas conquistas da Libertadores e do Mundial. “Tenho a honra de dar os parabéns. Poucos jogadores foram campeões do mundo, mas o Tarciso sempre tem a humildade em qualquer situação”, disse. Paulinho lembrou dos oito anos da conquista do Internacional. O vereador também comemorou o novo ano de trabalho na Câmara Municipal e salientou a importância de se trabalhar com transparência, para representar a voz do povo na cidade. (JM)

Textos: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
          Flávio Damiani (reg prof 6180)
         Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também: 
Comissão Representativa fará primeira reunião do ano