Plenário

Líbano e Sociedade Libanesa são homenageados na Câmara

Homenagem à comunidade libanesa no Brasil. Na foto: Na foto: Vereadores Sofia Cavedon, Valter Nagelstein, Idenir Cecchim, cônsul honorário do Líbano em Porto Alegre Ricardo Malcon, presidente da CMPA vereador Cassio Trogildo, vereador João Carlos Nedel, presidente da sociedade libanesa Zilmar Moussalle e vereadores Dr. Thiago Duarte e Lourdes Sprenger
Vereadores e representantes da comunidade libanesa na homenagem desta quarta-feira (Foto: Josiele Silva/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou na tarde desta quarta-feira (23/11) os 80 anos de fundação da Sociedade Libanesa de Porto Alegre e os 73 de independência da República Libanesa, completados em 22 de novembro. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora da Casa.

Falando em nome da Câmara, o vereador Dr. Thiago (DEM) disse que o Líbano é tão antigo que, segundo o Evangelho cristão, “os libaneses viram Jesus Cristo passar pelas suas cidades”. O vereador falou sobre as características do país expondo que a capital Beirute é parecida com Paris e conhecida como a capital cultural do Oriente Médio. O país é banhado pelo mar Mediterrâneo e possuí o árabe como língua oficial. O vereador relatou ter descendência libanesa e expôs que “a cultura árabe está impregnada em todos nós, que formamos o povo brasileiro, engrandecendo as nossas ideias, oxigenando os nossos espíritos e fomentando uma humanidade muito mais plural”, encerrou.

Em seguida, João Carlos Nedel (PP) também fez a sua homenagem saudando a Sociedade Libanesa, que possui 485 associados e “é um centro de convivência da colônia em Porto Alegre”. Nedel também comentou que a República Libanesa tem múltiplas origens em mais de 10 mil anos de história. “O país possui 18 comunidades religiosas, 40 jornais diários e 42 universidades. Há um médico para cada dez pessoas, enquanto que na Europa e na América há um para cada cem pessoas”. O vereador ainda falou sobre a diversidade religiosa do Líbano, onde 40% da população é cristã.

O presidente da Sociedade Libanesa, Zilmar Moussalle, narrou a história da entidade desde a fundação em 1936 expondo que ela foi criada com objetivos sociais, esportivos e culturais sem distinção de credo ou cor. “Nunca paramos de crescer e sempre fornecemos festas, campeonatos, eventos culturais e atividades recreativas aos sócios”. Ele aproveitou a ocasião para homenagear todas as diretorias que passaram pela Sociedade, ressaltando que cada uma se esforçou ao máximo para melhorar a estrutura e o que é oferecido aos sócios.

O cônsul honorário do Líbano em Porto Alegre, Ricardo Malcon, destacou a data nacional da independência daquele país. Também fez menção especial à Sociedade Libanesa de Porto Alegre, onde os descendentes de libaneses residentes na Capital costumam se encontrar. Segundo Malcon, esse espírito de união dos libaneses também está presente em muitas cidades do interior onde a comunidade libanesa se reúne nas respectivas sociedades libanesas. "Muitas pessoas trabalharam arduamente para construir a Sociedade Libanesa, e esse exemplo de vontade de crescer vem dos antepassados que vieram do Líbano. Muitos empreendedores de origem libanesa trouxeram seu conhecimento para o Brasil." Malcon ainda se referiu de forma carinhosa ao ex-vereador João Antônio Dib, que estava presente ao plenário, "e que há muitos anos vem ajudando a construir Porto Alegre".

Também saudaram a comunidade libanesa os vereadores Idenir Cecchim (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), Adeli Sell (PT) e as vereadoras Jussara Cony (PCdoB) e Lourdes Sprenger (PMDB).

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
         Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)